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Fundação Oswaldo Cruz

Jornalismo científico na América Latina: Um estudo de caso de sete jornais da região

Dissertação (Mestrado) - 2006

Autor: Luís Henrique de Amorim

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

O objetivo desta dissertação é mostrar um panorama da cobertura de temas da ciência e da tecnologia na imprensa latino-americana, a partir de estudo de caso de sete jornais da região. A metodologia de estudo do objeto conjuga análise quantitativa e qualitativa. Foram analisadas todas as reportagens publicadas na editoria de Ciência durante o mês de abril em 2004 nos jornais: La Nación, da Argentina; El Mercurio, do Chile; Mural, do México; El Comercio, do Equador; O Globo, Folha de S. Paulo e Jornal do Commercio/Pernambuco, do Brasil. No total, foram coletados 482 textos. Com base nos resultados obtidos na etapa quantitativa, iniciamos a etapa qualitativa, quando enviamos um questionário aos jornalistas responsáveis pelas editorias de ciência dos jornais analisados. Entre os resultados, observamos que temas relacionados às ciências biológicas e à medicina têm presença importante nos jornais analisados. Outro resultado importante de nosso estudo foi que os cientistas têm papel de destaque na consolidação das matérias jornalísticas, sendo considerado pelos jornalistas como principal fonte de informações tanto para sugestões de matérias como para consolidação dos textos. Os jornalistas também apontaram que a relação entre eles e os cientistas têm melhorado nos últimos anos e que, embora ainda haja tensões, há um esforço conjunto no momento de elaborar as reportagens. Observamos, ainda, um número reduzido de reportagens que apresentam o cientista sob o estereótipo de pessoas dissociadas da realidade. Como há ainda poucos estudos sobre o jornalismo científico na América Latina e menos ainda que façam uma comparação entre países, acreditamos que trabalhos como o nosso fornecem subsídios para estimular o aperfeiçoamento da cobertura jornalística de temas de ciência e tecnologia, estimular o debate acadêmico e fomentar novos estudos na área.

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