Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Ensino de física moderna e contemporânea e a Revista Ciência Hoje

Dissertação (Mestrado) - 1999

Autor: Marco Antonio Simas Alvetti

Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Na perspectiva de uma renovação dos conteúdos programáticos escolares, devido à pouca disponiblidade de pouco material didático que insere a física moderna e contemporânea no ensino médio, neste trabalho articula-se uma alternativa: a utilização do material de divulgação científica em particular a Revista Ciência Hoje, editada desde 1982 pela SBPC, que se diferencia de outras publicações nacionais, devido a qualidade da informação veiculada, a confiabilidade da auditoria dos artigos e o perfil editorial. Esta pesquisa avalia as possibilidades pedagógicas dos artigos dessa revista, para sua utilização na formação inicial e continuada de professores de física, como forma de subsidiar a introdução da FMC no ensino médio. Por meio de um banco de dados, que contém registros sobre divulgação científica para o ensino de física, foram levantados os artigos que são utilizados na análise considerando os aspectos da conceituação e da linguagem envolvidas no discurso do texto e as suas implicações para o uso pedagógico. Para a devida transposição didática dos artigos, utiliza-se a abordagem temática, contextualizando a análise escolar. A utilização deste material parece ser uma boa alternativa, se tivermos como meta implantar disciplina(s) específica(s) para abordar a FMC nos cursos de formação de professores, bem como a sua introdução no ensino médio.

Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.


Versão para impressão: