Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

A comunicação do conhecimento: o papel da agência USP de notícias

Dissertação (Mestrado) - 2001

Autor: Marcia Furtado Avanza

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo

Resumo

Esta dissertação traça um histórico da comunicação na Universidade de São Paulo desde o Serviço de Imprensa, criado em 1951, até a Agência USP de Notícias, criada em 1995. O acompanhamento principal deu-se a partir das iniciativas voltadas a informar a imprensa externa, preocupadas com a imagem da USP nos meios de comunicação e com a divulgação de notícias científicas e culturais. Procurou-se resgatar o histórico dessas mídias, considerando a falta de uma política permanente de comunicação e realçando as iniciativas pessoais que tiveram a possibilidade de interferir no processo. O trabalho destaca com maior ênfase a experiência da Agência USP de Notícias, por meio de um levantamento da divulgação de suas matérias na imprensa externa, especialmente com o acompanhamento dos resultados nos anos de 1998, 1999 e 2000.


Versão para impressão: