Dissertação (Mestrado) - 1996
Autor: Cláudia Loretti do Prado Maia
Programa de Pós-Graduação em Letras (Lingüística e Filologia), Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
A pesquisa é um estudo do uso de perguntas em textos científicos de divulgação, publicados na revista ciência hoje das crianças. O objetivo do trabalho foi caracterizar os tipos de perguntas encontrados na amostra a partir de critérios sintático-semânticos e relacioná-los a diferentes funções, buscando explicações discursivas para determinadas ocorrências e apontando para a multifuncionalidade no uso de perguntas. Procurou-se levar em conta o gênero discursivo em questão, a partir de uma concepção teórica que privilegia a língua em uso, em que unidades lingüísticas não podem ser dissociadas do contexto situacional específico em que ocorrem. Desta forma, investigou-se até que ponto as perguntas funcionam como uma das estratégias que propiciam o interesse do público alvo, no caso crianças, em ler a revista.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - nestudos@fiocruz.br
Realização: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal de Minas Gerais.
Apoio: CNPq