Dissertação (Mestrado) - 2004
Autor: Claudio Roberto Cordovil Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Os transgênicos se afiguram como um divisor de águas na relação entre público e inovação tecnológica. Desta forma, colocam a divulgação científica em sua 'hora da verdade'. Observa-se, no caso, uma relação inversa entre provisão de informação e confiança. Este trabalho aponta os limites da provisão de informação relativa a novas tecnologias polêmicas, a partir da cobertura impressa sobre transgênicos. Sua hipótese é a de que a cultura da ênfase na 'transparência' e nos 'fatos', característica do jornalismo contemporâneo, afasta da discussão pública aspectos de 'incerteza' e 'ignorância' científicas inerentes a novas tecnologias. Estudos realizados com grupos focais comprovam que a opinião pública anseia por este tipo de informações. Pretende-se problematizar a relação entre leigos e especialistas na contemporaneidade, a partir das acusações de 'ignorância' desferidas por cientistas e formadores de opinião contra aqueles que hesitam em aprovar os transgênicos. Com o auxílio de algumas vertentes da teoria social contemporânea e da sociologia do conhecimento científico, busca-se analisar argumentos a respeito do 'analfabetismo científico'.
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