Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Expositor Technico

Publicado em 1882, o Expositor Technico tinha como proposta apresentar um resumo de conhecimentos de cunho técnico-científico. Escrito por Borja Castro, professor da escola politécnica do Rio de Janeiro, e editado pela Imprensa Nacional, o manual de 720 páginas e edição única tinha como subtítulo “Contendo fórmulas, tabellas e notícias de utilidade geral”.

O livro dividia-se em duas partes: a primeira, composta de informações sobre meteorologia, física, mecânica, hidráulica, resistência dos materiais e máquinas; e a segunda tratava de moedas de capital, câmbio e juros.

Na introdução, o autor procura explicitar o objetivo fortemente voltado à divulgação científica de sua obra. “... O incêndio que hoje ameaça devastar nosso país não se apaga com sangue [...] ou muito me cega a confiança que tenho na ciência, ou do livro e não da espada devemos esperar, penso eu, a salvação da nossa pátria. Esse livro que dou luz à publicidade, nem por ser menos perfeito, deixa de ser útil, nesse momento, em que a mocidade estudiosa brasileira precisa preparar-se nos estudos da ciência de aplicação, a cujo desenvolvimento prospera as nações americanas.” [...]

Fica clara a intenção do autor em contribuir de alguma forma para a formação científica geral do povo brasileiro. Sem aprofundar fortemente na matemática, embora fornecesse pistas das demonstrações a serem feitas, o manual não assume um caráter exclusivamente prático ou teórico, revelando sua intenção de servir como fonte de consulta àqueles que se dedicavam ao comércio, construção civil e agricultura, e a estudantes de engenharias.


Versão para impressão: