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Fundação Oswaldo Cruz

Cidadania e Divulgação Científica no Ensino de Física

Dissertação (Mestrado) - 2002

Autor: José Alves da Silva

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química), Universidade de São Paulo

Resumo

Procuramos investigar os limites e as perspectivas de um Ensino de Física voltado para a promoção da cidadania. Embora esse seja um objetivo educacional amplamente compartilhado, em que medida é de fato realizável dentro das condições reais da escola atual? Com o objetivo de procurar responder a essa questão, buscamos definir uma caracterização de cidadania reconhecendo a utilização do material de divulgação científica como uma estratégia adequada. Foi desenvolvido um estudo de caso, de uma atividade em sala de aula, tendo como tema 'radiações". A atividade envolveu alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública situada na periferia de São Paulo. A partir da análise dos resultados foram identificadas algumas dicotomias que permeiam este tipo de atividade, como a dimensão formativa X informativa do conhecimento, o conhecimento conceitual X o conhecimento "escolar", o comportamento buracrático X a satisfação no aprender, e questões como o caráter "mágico" do aprendizado e a extensão da visão do mundo dos alunos, entre outros. Além de explicitar os elementos envolvidos no processo, o desempenho dos alunos mostrou que a promoção da cidadania é um objetivo viável, ainda que dentro de certos limites.


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