Dissertação (Mestrado) - 2006
Autor: Juliane Martins
Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar o professor-pesquisador e a sua função social. Na discussão teórica – baseada principalmente em Behrens (1996, 1999, 2000); Botomé (1996); Calvo Hernando (1982, 1990, 1997); Kunsch (1992); Lima (1992); Masetto (1998); Meadows (1999) e Santos (1989, 1997, 1999) –, partimos da compreensão de que ele não deve estar restrito à universidade, pois tem uma responsabilidade diante de toda a sociedade: a de levar o conhecimento produzido nas instituições em que atuam à comunidade; tendo em vista que, nos dias atuais, é fundamental ter acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Nesse caso, os meios de comunicação de massa podem servir de mediadores entre pesquisadores e público, por meio da divulgação científica, como uma maneira do cientista se comunicar com a sociedade e mostrar as pesquisas realizadas nas universidades. Assim, o profissional de comunicação social, dentre eles o jornalista, pode ajudar o professor-pesquisador a divulgar seus trabalhos. Nesse sentido, essa relação entre pesquisadores e comunicadores, quando realizada dialogicamente, tende a ser produtiva para ambos. A associação entre educação, comunicação e ciência pode trazer muitos benefícios, ajudando na promoção e compreensão do desenvolvimento científico e na criação de uma sociedade mais justa e democrática, essencial no mundo contemporâneo. A partir desta investigação, reforçamos a necessidade de maior entendimento mútuo entre ciência e mídia: para que ambos compreendam o funcionamento das duas instâncias e tanto os meios de comunicação invistam mais em temas científicos quanto os pesquisadores na divulgação de seus conhecimentos à sociedade, utilizando, por exemplo, os meios de comunicação social.
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