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Fundação Oswaldo Cruz

Ponto de fusão: Aspectos publicitários no discurso da Divulgação científica

Dissertação (Mestrado) - 2002

Autor: Lana Cristina Nascimento Santos

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A divulgação científica, que nos últimos anos ganhou espaço maior na mídia, mescla informações de origem científica com aspectos político-econômicos. Partindo do pressuposto de que não existem discursos neutros, a divulgação científica estaria atrelada a órgãos de apoio e financiamento, sejam eles públicos ou privados, que patrocinam pesquisas e cientistas. A ciência também pode estar na forma de publicidade. É preciso vender os produtos de suas descobertas. Porém, muitas vezes, na linguagem utilizada pela divulgação científica não é bem a ciência que predomina na abordagem de assuntos. As preocupações econômicas, políticas e as vaidades pessoais aparecem em primeiro plano, deixando causas e conseqüências num segundo plano ou então, nem os mostrando. Como instrumento metodológico utilizou-se a análise do discurso, após levantamento de conteúdo nos meios selecionados: jornal Folha de S. Paulo e revista Ciência Hoje. Após o levantamento de conteúdo dos veículos selecionados, o corpus da análise de discurso foi composto por nove matérias do jornal Folha de S. Paulo e por nove matérias da revista Ciência Hoje, produzidas tanto por jornalistas como pesquisadores/cientistas, sendo estas escolhidas, por terem em comum, no mínimo, o mesmo gênero da linguagem jornalística. Apesar da diferença técnica dos veículos de comunicação selecionados, jornal e revista, o objeto de estudo foi o discurso da divulgação científica na mídia impressa e não os veículos, ou seja, como a linguagem é utilizada no discurso da divulgação científica para que esta cumpra seu papel.


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