Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Divulgação científica: a circulação de um gênero discursivo na escola

Dissertação (Mestrado) - 2003

Autor: Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este trabalho aborda a produção de paráfrases criativas, a partir da leitura de textos de divulgação científica, em processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, pretendemos buscar nas produções textuais as marcas do aluno como sujeito de seu próprio discurso, bem como verificar de que modo o ensino público está abordando esse tipo de texto e se realmente o faz. A pesquisa foi realizada com alunos da última série do ensino médio em duas escolas públicas do município de Cambé-PR. Compreendendo o discurso da divulgação científica como um gênero particular de discurso, que desloca a ciência de seu campo de destinação precípuo e a difunde para a sociedade, procuramos obter, com esse trabalho, a possibilidade de circulação de tal gênero no sistema escolar. Para isso, analisamos as paráfrases criativas dos sujeitos, após a leitura de textos de divulgação científica, e buscamos confirmar se o trabalho com DDC é considerado na escola.


Versão para impressão: