Dissertação (Mestrado) - 2001
Autor: Lucia Helena de Souza Rebello
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense
Resumo
As discussões sobre educação não se restringem ao âmbito da educação formal, crescendo o papel dos espaços de educação não formal, como os museus de ciência e tecnologia. A literatura especializada fundamente a importância dos museus de ciência para a sociedade, como agentes de divulgação de conhecimento científico. Porém, essa literatura se limita ao estudo de reduzido número de museus. Na cidade do Rio de Janeiro existem cerca de 23 museus de ciência, sendo que pouco ou nada se conhece da maioria deles. Nesse sentido, pretendem-se identificar o perfil educativo dos museus de ciência do Rio de Janeiro, através do exame de suas propostas, com o objetivo de traçar um perfil das ações desenvolvidas no âmbito educativo. Para tal, foram recolhidos folhetos de divulgação dos museus analisados, questionários escritos, realizadas visitas e feitas entrevistas com profissionais buscando descrever a natureza e a diversidade dos programas educativos apresentados, bem como o papel que vem sendo cumprido por eles no campo educacional da divulgação científica. Como resultado, encontrou-se que os museus de ciência da cidade do Rio de Janeiro formam um colorido mosaico quanto à sua natureza, especificidade de suas exposições e serviços oferecidos. Foram encontrados quatro grupos de museus, de acordo com a análise das suas missões: museu-história, museu-ciência, museu-educação, museu-entretenimento. A análise dos dados obtidos na pesquisa nos permite, além de identificarmos o perfil educativo das missões dos museus, analisarmos algumas questões que são de suma importância para uma melhor efetividade das ações desenvolvidas pelos museus, tais como a educação formal, as visitas guiadas e a interatividade.
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