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Fundação Oswaldo Cruz

O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências

Dissertação (Mestrado) - 2003

Autor: Marcelo Borges Rocha

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Nesta pesquisa investigamos aspectos da contribuição do uso de textos de divulgação científica em situações de ensino em sala de aula. A investigação foi realizada junto a oito professores de ciências dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas e particulares na cidade do Rio de Janeiro e que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificamos e analisamos uma prática valorizada pelos próprios professores procurando avançar nosso entendimento das suas motivações e aprender com suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas distintas A primeira envolveu o levantamento e a exploração de aspectos gerais do uso didático de textos de divulgação e critérios utilizados pelos professores para seleção dos materiais. A segunda discutiu casos de experiências de uso de textos específicos de textos pelos professores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas para realização de uma análise de conteúdo. Os professores apontaram que a leitura de textos de divulgação científica é importante no sentido de contribuir para a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos. Destacaram ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na medida que possibilita a troca de idéias entre professor e alunos e proporciona a discussão acerca de questões sociais relacionadas ao conhecimento científico. Além desse potencial, os professores percebem a utilização dos textos de divulgação no sentido de favorecer a atualização pedagógica dos professores, explorando assim, novas metodologias de trabalho.


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