Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

O ensino de CTS através de revistas de divulgação científica

Dissertação (Mestrado) - 2005

Autor: Márcio José da Silva

Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de construir um instrumento de análise capaz de facilitar a identificação de aspectos presentes num artigo de divulgação científica que fossem relevantes para o ensino de CTS no Ensino Médio. Para a construção deste instrumento, articulei fundamentos teóricos do enfoque CTS e da Divulgação Científica com determinações curriculares e recomendações didáticas apresentadas por documentos oficiais (Constituição Federal, LDB, DCNEM e PCNs). Após estruturar a primeira versão deste instrumento de análise, esta foi aplicada a três artigos e, a partir dos aspectos observados durante a análise dos mesmos, apresento uma versão mais elaborada para o instrumento. O fechamento do trabalho é feito com a apresentação de algumas orientações que o professor poderá seguir ao articular a utilização do instrumento com a organização e o desenvolvimento de uma estratégia didática para o ensino de CTS através de revistas de divulgação científica.

Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.


Versão para impressão: