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Fundação Oswaldo Cruz

A percepção infantil das questões relacionadas à teoria da evolução: um estudo com crianças do Rio de Janeiro, Brasil

Dissertação (Mestrado) - 2008

Autor: Chrystian Carlétti

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

O conteúdo de evolução é de suma importância para o ensino de biologia. No
entanto, há ainda poucos estudos que busquem entender melhor a concepção e a
percepção que os jovens têm sobre a teoria da evolução, especialmente no cenário
brasileiro e no que se refere ao público infantil. De acordo com Castelfranchi et al (no prelo) para fazer ciência com crianças e para crianças é importante, antes de tudo, escutá-las, entender o que elas sabem sobre a ciência e os cientistas e, a partir daí, construir um diálogo. Sendo assim, o objetivo da presente dissertação é investigar quais são as percepções que as crianças possuem sobre questões relacionadas à teoria da evolução. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa de grupos focais para a coleta de dados. Realizamos cinco grupos focais; cada grupo reuniu em média oito crianças com dez anos de idade. As atividades com as crianças incluíram: discussão em torno de animais de borracha; elaboração de um desenho-história; redação de uma carta coletiva. As questões que guiaram as atividades foram: Os animais sempre existiram? Como eles surgiram na Terra? Os primeiros animais vieram de quê ou de quem? Os animais que existem hoje são iguais aos primeiros que apareceram na Terra? Se ficaram diferentes, como ficaram? Por quê? Ao longo dos tempos apareceram novos animais? Se sim, como isso ocorreu? Por que existem hoje tantos animais diferentes uns dos outros? Para a análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo. Entre os resultados, observamos que as crianças possuem conhecimentos sobre a classificação básica dos animais (artrópodes, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Já a questão do tempo geológico não é clara para várias das crianças envolvidas em nosso estudo; elas possuem noção de que a Terra é antiga, mas não saber dizer o quão antiga ela é. A maioria das crianças defendeu que os animais surgiram depois que o planeta Terra já existia, embora concepções criacionistas também tenham surgido. Observamos, ainda, que as crianças estão familiarizadas com o termo evolução e a associam com transformação, mas, em geral, não sabem explicar o que é. Percebese a importância de construir novas maneiras de ensinar os conteúdos de evolução, através de jogos, brincadeiras, desenhos, websites, etc, de maneira que se respeite e concilie as crenças e religiões de cada um.

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