Tese (Doutorado) - 2008
Autor: Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo:
Essa pesquisa visa a apresentar uma descrição interpretativa(vista) da forma e do funcionamento do gênero discursivo Divulgação Científica (DC), em duas Revistas de circulação nacional, veiculadas de 2004 a 2006, quais sejam: a Revista do Professor e a Revista Nova Escola. Analisamos, nas matérias de DC, os discursos reportados, nas suas duas principais formas de apresentação das vozes alheias: o discurso direto e o discurso indireto. Como objetivos estabelecemos, em primeiro lugar, analisar as diferentes formas de marcar a heterogeneidade discursiva, em função da imagem que o produtor faz do interlocutor; em segundo lugar, buscamos observar as diferenças entre as formas de heterogeneidade marcada, em função do produtor do texto, jornalistas e pesquisadores; e, por último, investigamos a maior ou menor incidência de discurso citado, com relação às diferentes perspectivas das comunidades produtoras desses textos. Para fundamentar teoricamente as nossas discussões, optamos pela corrente sócio-histórica, tomando, portanto, como fundamento a sua conceituação de linguagem e de sujeito do discurso, sobretudo nos trabalhos de Bakhtin (1929; 1995; 2003) e nas discussões teóricas sobre a heterogeneidade discursiva, na visão de Authier-Revuz (1990; 1998; 2004) e Maingueneau (1993; 2001). Ao analisarmos a dimensão social dos nossos dados, dessa pesquisa, identificamos, como elementos relevantes para a construção das matérias, a imagem que o produtor faz do seu interlocutor e o uso de estratégias diferenciadas. Por exemplo, o texto produzido por jornalistas faz uso freqüente das formas do discurso direto, enquanto que alunos, pais, entre outros; e, nos textos produzidos por pesquisadores, os enunciados já-ditos são provenientes, em sua maioria, do discurso científico.
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