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Fundação Oswaldo Cruz

Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo energético

Dissertação (Mestrado) - 2008

Autor: Marisa da Costa Gomes

Programa de Pós-graduação em Química Biológica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Neste trabalho são fornecidos dados que contribuem para o melhor entendimento acerca do papel dos textos de Revistas de Divulgação Científica (RDC) no contexto do ensino de Ciências e elucidam seu potencial como ferramenta didática para o ensino dos temas Nutrição e Metabolismo Energético. Nossos resultados apontam que as revistas mais utilizadas em sala de aula, melhor qualificadas por professores de Ciências e Biologia e consideradas mais adequadas ao ensino dos referidos temas são: Ciência Hoje (CH), Superinteressante (CH), Scientific American Brasil (SAB) e Galileu. Constatamos que estes recursos configuram-se como importantes fontes de atualização, contextualização e visualização do conteúdo curricular relacionado aos temas. E suas respectivas utilizações encontram-se atreladas a critérios como a linguagem veiculada, adequação ao conteúdo abordado em sala de aula e nível de instrução dos alunos. Foi encontrada uma grande proporção de notícias sob a forma de artigos na CH (41%) e SAB (52%). Já na GAL e SUP, os artigos foram ausentes, porém este fator parece não limitar a utilização destas em sala de aula. Os textos das RDC como um todo, fazem referência mais freqüente a subtemas como BIOMOLÉCULAS (37%), NUTRIÇÃO (30%) e HÁBITOS (28%). Porém identificamos que na revista SUP e nos livros didáticos de Ciências e Biologia a abordagem da categoria PAPEL TERAPÊUTICO é ausente. Dessa forma, as revistas CH, GAL e SAB podem ser consideradas boas ferramentas auxiliares para o ensino deste assunto. E a SAB para o ensino do item REGULAÇÃO GÊNICA, pois apresenta 21% de informações que o abordam. Nossos resultados apontam para a necessidade de ampliação do oferecimento na escola de recursos alternativos e importantes como as revistas de divulgação científica.


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