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Fundação Oswaldo Cruz

Comunicação em ciência, tecnologia e inovação em saúde: uma proposta de política para o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz)

Dissertação (Mestrado Profissionalizante) - 2007

Autor: Bruna Karla Bezerra da Cruz

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

A gestão em instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CTI/S) tem passado, nos últimos anos, por mudanças significativas decorrentes, principalmente, do aumento da capacidade científica e tecnológica no Brasil. Diante da complexidade dos desafios enfrentados pela ciência e pela gestão dos serviços do Estado, surgem novas formas de produzir, tratar e difundir os conhecimentos gerados, o que faz com que as instituições públicas necessitem atualizar suas formas de gerir a comunicação. Se antes andavam em paralelo, descompromissadas uma da outra, atualmente a integração das áreas de gestão e comunicação apresenta-se como fundamental para o desenvolvimento das instituições e para o diálogo permanente entre a comunidade científica, a sociedade e a opinião pública. No Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, essa preocupação existe desde março de 2002, quando foi criada a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do centro de pesquisas. Desde então, a comunicação voltada tanto para o público interno como para o externo é de responsabilidade do setor, que cuida da divulgação das atividades e da imagem do centro de pesquisas. Entretanto, apesar de seguir as diretrizes da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz e de elaborar planos estratégicos para a área, a Ascom do CPqAM não dispõe uma política que estabeleça os procedimentos norteadores das atividades de comunicação do centro de pesquisas. Considerado este contexto, este trabalho teve como objetivo propor uma política de comunicação para o Centro. Para a elaboração da proposta da política, foram reunidas informações obtidas a partir de uma pesquisa bibliográfica e de entrevistas individuais com 16 pessoas chave que trabalham na instituição. Assim, foi possível mapear os fluxos de comunicação (internos e externos) do CPqAM, determinar os seus interlocutores (públicos de interesse) e compreender quais os valores de comunicação da instituição, entre outros aspectos.

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