Dissertação (Mestrado) – 2007
Autor: Carla Giulia Corsi Moreira Giraldelli
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas
Resumo
O objetivo desta investigação é analisar o funcionamento da leitura de um texto, intitulado Tem um cabelo na minha terra: uma história de minhoca!, do autor Gary Larson, como mediador no ensino de ciências naturais, em situação escolar para crianças de 10 a 12 anos de uma escola pública estadual da cidade de Hortolândia – SP. É uma narrativa, que tem características de cartum e de divulgação científica, suscitando questões referentes à construção do conhecimento científico, em contraposição a uma visão ingênua da natureza. A partir de sua mediação, buscamos compreender as significações e os possíveis gestos de interpretação das crianças. Nos fundamentamos na análise de discurso iniciada por Pêcheux na França, tendo como referencial as publicações de Eni Orlandi no Brasil. Notamos que essa atividade de leitura trouxe possibilidades e limites na aprendizagem de aspectos do conhecimento científico por essas crianças.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - nestudos@fiocruz.br
Realização: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal de Minas Gerais.
Apoio: CNPq