Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Considerações sobre a heterogeneidade do discurso sobre meio ambiente presente em textos de mídia impressa

Dissertação (Mestrado) - 2007

Autor: Teo Bueno de Abreu

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

No presente trabalho, apresento um estudo de caso acerca dos aspectos intertextuais presentes na constituição do discurso sobre meio ambiente de uma revista de divulgação das questões ambientais. A partir da análise textual das edições do primeiro ano de publicação da revista JB Ecológico elaboramos uma caracterização da heterogeneidade do discurso da revista, assim como a identificação de seus principais interlocutores e principais elementos discursivos constituintes de seu discurso sobre meio ambiente. Com base no quadro teórico da Análise Crítica do Discurso formulamos nosso desenho metodológico, nossas perguntas e nossas análises utilizando as categorias da intertextualidade manifesta e de análise de vocabulário. Nossos resultados indicam que o discurso sobre meio ambiente da revista JB Ecológico realiza interlocuções principalmente com os setores políticos e econômicos de nossa sociedade e é no universo discursivo desses setores que ela busca seus principais elementos para constituição de seu discurso sobre meio ambiente. Além disso, a revista opera com base nos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável oriundos dos setores produtivos da sociedade e com pouco diálogo com discussões desses conceitos no âmbito acadêmico e científico. Nesse sentido, percebemos que a revista JB Ecológico atua como uma agente divulgadora do discurso político e econômico sobre meio ambiente contribuindo em parte para a manutenção da hegemonia ideológica desses setores frente às questões ambientais. Diante da possibilidade da utilização de textos dessa natureza em atividades pedagógicas, nosso estudo contribui para elaboração de uma leitura e apropriação crítica desses textos diante da cada vez maior incorporação dos conceitos de sustentabilidade nas práticas pedagógicas de educação ambiental.

Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.


Versão para impressão: