Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Enfoque de ciência – tecnologia – sociedade em mostra de projetos temáticos de alunos do ensino técnico: resgate da memória mediado por fotografia

Dissertação (Mestrado) - 2007

Autor: Rosangela Aquino da Rosa

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada em observações e dados coletados ao longo do trabalho com os sujeitos envolvidos. O objeto dessa pesquisa foi a mostra de projetos temáticos da Semana da Química, ao longo de 25 anos, na Unidade Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis – RJ, que é um evento anual, que acontece no segundo semestre. O objetivo dessa pesquisa foi levantar e analisar a história da mostra de projetos temáticos realizados por alunos do Ensino Técnico, durante a Semana de Química do CEFET de Química de Nilópolis/RJ, focando o ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para melhor evidenciar os fatos acontecidos ao longo desses anos, fotografias e análise de documentos oficiais foram utilizadas como fontes históricas, além da aplicação de questionário e de entrevista com alguns atores desse processo. A Semana da Química surgiu em 1978 e, ao longo dos anos, sofreu transformações na sua concepção e na forma de apresentação dos projetos. Entrevistas realizadas com ex-dirigentes, ex-professores, ex-alunos e com pessoas da administração de notório saber no campo da educação profissional demonstraram que o evento sofreu uma grande transformação ao longo dos últimos 10 anos, especialmente após a instituição ter passado a ser CEFET, em 1999. As Feiras de Ciência e Tecnologia ultrapassam os muros da escola demonstrando não apenas o talento e a capacidade dos alunos, mas também a sua importância para divulgação e popularização da ciência. As primeiras feiras eram simples, com trabalhos que tinham um objetivo muito focado na área de conhecimento e não havia quase interdisciplinaridade. O perfil dos trabalhos mudou, embora tenha um caráter tecnológico também há uma busca pela compreensão científica, sendo possível encontrar trabalhos da área de saúde e da área de estética com inspiração em problemas cotidianos, com títulos contextualizados, tais como “Diabetes e Hipertensão”, “Escovas Progressivas” e “Chocolates Energéticos”. O estudo mostrou que, nos últimos anos, o ensino de CTS está cada vez mais presente na mostra de projetos temáticos realizada durante a Semana da Química.


Versão para impressão: