Dissertação (Mestrado) – 2007
Autor: Renata Alves Ribeiro
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo
Resumo
Investigam-se as potencialidades atribuídas à divulgação científica nas pesquisas da área de ensino de física, com o objetivo de sistematizá-las e articulá-las dentro de uma concepção de educação. Em um primeiro momento, é realizado um levantamento bibliográfico de discursos e proposições formulados para a divulgação por pesquisadores da área de comunicação, jornalistas e divulgadores. Paralelamente, são analisadas as formas pelas quais as discussões sobre a interface divulgação, ensino e educação aparecem na literatura da área de ensino de ciências (física, em particular), apontando abordagens, objetivos, intenções, motivações, metodologias e estratégias relacionadas ao uso da divulgação como recurso educacional, em ambiente escolar. Essa multiplicidade de dizeres sobre a divulgação, dentro de seus contextos específicos, possibilitou a construção de um novo olhar, orientado por uma concepção de educação, fundamentada no pensamento de Paulo Freire. Dessa abordagem, resulta um quadro de diferentes vertentes da divulgação científica, articuladas por suas intenções. As vertentes "leitura de mundo, mundo de leitura", "formação do espírito crítico", "contextualização e atualidade" e "olhar da sedução: encantamento e motivação" ao mesmo tempo em que compõem potencialidades da divulgação, também representam objetivos formativos integrados em uma visão sobre a ação de educar.
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