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Fundação Oswaldo Cruz

Ciência, educação e sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC)

Tese (Doutorado) - 2008

Autor: Antonio Carlos Souza de Abrantes

Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

O IBECC como Comissão Nacional da UNESCO no Brasil foi criado logo após o fim da
Segunda Guerra com o objetivo de atuar em projetos de educação, ciência e cultura. A
iniciativa surge de um contexto internacional que destacava cada vez mais o papel da
ciência no desenvolvimento das nações e que irá encontrar em São Paulo, quando da
criação da Comissão Paulista do IBECC, um debate presente em torno do papel da
ciência como instrumento de desenvolvimento nacional. Este debate remete a uma
discussão que se inicia já nos anos 1920 em torno da reforma educacional necessária
para um país que se industrializa. Será esta coalizão de cientistas e educadores, aliada a
um projeto internacional que irá permitir o surgimento de uma iniciativa inovadora na
divulgação e no ensino de ciências, seja através de feiras de ciência, concursos e
produção de material didático e kits de experimentação. Esta experiência irá nos anos
1970 convergir para uma proposta industrial integrando num mesmo projeto, educação,
pesquisa e atividade industrial, o que mostra que os caminhos percorridos pela ciência
tendo em vista sua institucionalização são fortemente marcados pelos contextos locais.

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