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Fundação Oswaldo Cruz

A divulgação científica nas aulas de educação física escolar: uma possível contribuição para elaboração de novos materiais na área de fisiologia do exercício

Monografia (Especialização) - 2010

Autor: Elen Aguiar Chaves

Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

Resumo:

Os conteúdos teóricos da fisiologia do exercício deveriam ser transmitidos aos jovens durante sua formação escolar nas aulas de educação física. Apesar disto estar explícito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), não há uma orientação precisa sobre quais conteúdos e principalmente referências de fontes bibliográficas a serem utilizados pelos professores durante os diferentes anos da formação escolar. Deste modo os objetivos deste trabalho foram: investigar se os conteúdos da fisiologia do exercício foram ministrados durante as aulas de educação física na escola; se foram utilizados materiais escritos nestas aulas e a opinião dos jovens entrevistados com relação à importância da transmissão destes conteúdos para a prática de atividade física durante a vida, o que acarretaria em um estilo de vida mais saudável. Para tal, utilizamos questionário fechado composto de 13 perguntas. O público alvo deste estudo foram jovens que concluíram o ensino médio recentemente e que estavam ingressando na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em diferentes cursos (totalizando 215 questionários respondidos). Os resultados mostraram que cerca de 45% dos jovens tiveram apenas aulas práticas durante sua formação escolar. Cerca de 65% dos jovens responderam que durante o período escolar não foi explicado como o corpo funciona durante o exercício, apesar da mesma porcentagem ter respondido que foram abordados assuntos relacionados aos benefícios do exercício para o corpo. No grupo avaliado também foi constatado que 90% dos jovens não tiveram acesso a livros ou materiais escritos sobre fisiologia do exercício na escola. Segundo os entrevistados, o acesso às informações relativas à fisiologia do exercício deveria ser promovido na escola e poderia interferir na qualidade de vida futura das pessoas. Além disso, cerca de 85% dos jovens deste estudo consideraram que seria necessária a elaboração de novos materiais teóricos para serem utilizados durante a formação escolar nas aulas de educação física. Os resultados coletados em tal amostra indicaram que uma grande parte dos jovens não teve contato com os conteúdos da fisiologia do exercício durante as aulas de educação física escolar e que seria necessário elaborar novos materiais teóricos nesta área. Sendo assim, creio que o papel dos profissionais de divulgação científica associados com pesquisadores da área de fisiologia do exercício seja um ponto chave, com o intuito de elaborar materiais teóricos, visando difundir os conhecimentos desta área, possibilitando o acesso de jovens estudantes a estes conhecimentos e também auxiliar os professores de educação física escolar.

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