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Fundação Oswaldo Cruz

A ciência pode ser divertida: a emoção na mediação do conhecimento científico

Tese (Doutorado) – 2009

Autor: Ana Paula Bossler da Costa

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas

Resumo

No presente trabalho buscamos localizar e identificar as marcas patêmicas presentes em três produções televisivas, cujo mote era o conhecimento científico, a partir de uma perspectiva discursiva. Foram analisados duas produções brasileiras, um programa da série Globo Ecologia e a participação do grupo Ciência em Ação em um programa de auditório dominical, e uma produção portuguesa, um excerto do programa Abciência. De posse da transcrição do áudio acompanhada pela descrição cronológica das imagens, procuramos reconhecer os elementos constitutivos do contrato de comunicação das produções investigadas, identificar as marcas patêmicas, recuperar as vozes que compunham o discurso dos sujeitos envolvidos em cena, refazer o percurso de desempacotamento do conteúdo trabalhado em cada produção e verificar o modo de organização do discurso predominante. A finalidade educativa encontrada no contrato de comunicação e a ciência como mote podem justificar os critérios restritivos de uso do pathos nas produções investigadas, visto que a educação e a ciência são zonas fechadas para afrouxamentos emotivos. O repertório patêmico encontrado é bastante parecido para as três produções. O programa Globo Ecologia, cujo formato se aproxima do tele-jornalístico, embora possua potencial patêmico elevado, o utiliza com demasiada cautela, buscando evitar o viés sensacionalista. Mesmo que o papel dos Apresentadores das produções inclua como atribuição prover a mise en scéne discursiva de emoção, as marcas patêmicas emergem da construção compartilhada dos interlocutores em cena, sendo que o projeto de fala de um único sujeito não garante a significação patêmica. A voz do professor apareceu na fala de enunciadores das três produções, confirmando o caráter educativo dos programas. Quanto ao percurso discursivo seguido para o desempacotamento dos temas, os programas Tudo é Possível e ABCiência parecem reproduzir a seqüência do procedimento científico. Os materiais e os métodos são apresentados ao telespectador, há a realização do experimento e a discussão dos resultados. Nosso estudo traz apontamentos que visam aumentar a audiência dos educativos sem abrir mão da possibilidade de aprendizagem.

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