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Fundação Oswaldo Cruz

O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação continuada de professores: implantação e avaliação do programa formativo de um centro de ciência

Tese (Doutorado) - 2014

Autora: Grazielle Rodrigues Pereira

Pós-graduação em Ciências Biológicas, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A promoção do ensino de Ciências na infância pode motivar no futuro o interesse do jovem por carreiras científicas. No entanto, o ensino da disciplina nos anos iniciais da educação básica tem ocupado um lugar residual no planejamento escolar. Como consequência, a cada ano o Brasil tem se distanciado do que seria ideal em termos de números de jovens vocacionados para as Ciências em um país desenvolvido. Um dos problemas identificados é o limitado conhecimento dos professores que atuam nos anos iniciais sobre as Ciências. Nesse sentido, os docentes que atuam nesse segmento se beneficiariam em muito com a participação dos mesmos em ações formativas visando à ampliação dos seus conhecimentos em Ciências. Diante desse cenário, no presente trabalho foi implantado o programa de formação continuada de professores do Espaço Ciência InterAtiva (ECI), museu de ciência localizado na Baixada Fluminense (BF), bem como foi investigado o seu impacto sobre os professores participantes, visando melhorias no ensino de Ciências nos anos iniciais. Sob o viés da metodologia qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participativa, questionários e análise documental. Inicialmente, foram avaliados os programas formativos para professores dos museus de ciência do Rio de Janeiro, assim como se levantou o grau de inserção desses espaços junto aos docentes da região da BF. A pesquisa realizada junto aos museus de ciência possibilitou constatar a carência de programas formativos direcionados aos docentes dos anos iniciais, observou-se ainda o predomínio de atividades de curta duração e comumente sem espaço para debates e reflexões acerca do ensino de Ciências. Esses dados subsidiaram o desenvolvimento e a avaliação do programa de formação continuidade de professores do ECI, a partir do curso de formação continuada. No processo de avaliação do curso de formação continuada, durante a coleta de dados foram aplicados questionários, análise de fotografias, relatos verbais dos sujeitos da pesquisa e entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados foi norteada pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a BF carece de programas formativos em Ciências Naturais, uma vez que os docentes entrevistados não reconheciam a relevância da disciplina de Ciências para seus alunos, bem como desconheciam o potencial pedagógico dos museus. Por conseguinte, foi verificado inicialmente um cenário de desmotivação quanto ao ensino da disciplina para as crianças, em função da ênfase dada ao ensino da Língua Portuguesa e Matemática. Ao final do curso, a maior parte dos professores apresentou mudanças significativas no ensino da disciplina, sobretudo mediante a articulação entre as diferentes disciplinas do currículo escolar. As atividades práticas trabalhadas ao longo do curso motivaram intrinsecamente os professores, a partir da introdução de novas metodologias em sala de aula, além de fomentar mudanças no contexto escolar. Para tanto, esta pesquisa evidenciou a necessidade de ampliação de ações formativas para os professores dos anos iniciais da educação básica, que promovam a formação de docentes crítico reflexivos, de modo a demoverem as práticas pedagógicas que inibem o interesse da criança pelas Ciências. Pode-se concluir que a parceria museu, escola e universidade tende a fornecer resultados profícuos no processo de mudanças na educação, possibilitando ainda a formação de futuros cientistas.

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