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Fundação Oswaldo Cruz

A iconografia dos viajantes oitocentistas: um estudo comparativo das imagens realizadas no Brasil do século XIX

Monografia (Especialização) - 2013

Autor: Anderson Pereira Antunes

Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

Resumo:

O século XIX foi um momento excepcional para a história da ciência brasileira. Com a chegada da Família Real portuguesa e a abertura dos portos para as nações amigas, o número de expedições científicas que vieram ao país trazendo naturalistas viajantes estrangeiros aumentou exponencialmente. Foram inúmeras as expedições que percorreram o território brasileiro a procura de novas descobertas que contribuíssem para o desenvolvimento da ciência. Em meio a biólogos, geólogos e naturalistas, outra figura comum nestas viagens era a do artista viajante, encarregado pela produção iconográfica que ilustraria os relatos da viagem. A partir de cartas, relatórios, diários de viagens e das pinturas de paisagens, cidades, costumes e povos, podemos formar um retrato da sociedade oitocentista brasileira. Muitas vezes vindos da Europa, as imagens criadas por estes artistas traduziam o Novo Mundo para o homem europeu. Hoje, estas imagens nos permitem compreender o olhar do naturalista sobre a natureza, dos homens de ciência sobre os homens do interior, dos europeus sobre os indígenas. Nesta pesquisa, analisamos uma imagem do artista brasileiro José dos Reis Carvalho, que partiu com a Comissão Científica do Império para desbravar os estados do norte e nordeste brasileiro e comparamos a sua ilustração com a de viajantes europeus, procurando traçar semelhanças e diferenças entre estes registros iconográficos. A partir desta pesquisa, pretendemos delinear uma metodologia de análise destes registros iconográficos, assim como colocá-la a prova, ao realizar um estudo comparativo de 16 imagens de viajantes que passaram pelo Brasil no século XIX.

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