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Fundação Oswaldo Cruz

Sim, nós temos cientistas! Os bastidores de uma história em quadrinhos

Monografia (Especialização) - 2013

Autor: Daniele Botaro 2013

Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

Resumo:

Uma pesquisa realizada em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Museu da Vida (Fiocruz) revelou o desconhecimento dos brasileiros sobre a história da ciência no Brasil e seus principais atores. Os entrevistados apontam dificuldade de entendimento da linguagem usada pelos cientistas e material de divulgação escasso, como as principais causas desse afastamento entre o público e a ciência. O presente projeto teve como objetivo contar a história da ciência no Brasil e de alguns de seus mais importantes personagens através de uma revista de história em quadrinhos. O enredo se desenvolve com a chegada de alunos ao Espaço Memorial Carlos Chagas Filho onde são recebidos por um personagem imaginário chamado Chaguinhas, que se refere ao cientista Carlos Chagas Filho. O Chaguinhas conduz a primeira história e fala sobre 10 cientistas brasileiros e suas descobertas. As outras 3 histórias são contadas pelos 3 alunos, que juntos contam a história de mais 6 cientistas. Foi realizado um estudo de caso com o uso da revista em salas de aula, em duas turmas, uma de 7° ano do ensino fundamental e outra de 1° ano do ensino médio, através de entrevista semi-estruturada seguida de questionário com perguntas abertas e fechadas. A primeira etapa da pesquisa avaliou o conhecimento prévio dos alunos sobre ciência e os resultados mostraram que a maioria confunde ciência com a disciplina ciências que é ensinada na escola e não vê descobertas e estudos científicos em seu cotidiano. Além disso, mais de 90% dos respondentes desconhecia cientistas brasileiros. Quando perguntados sobre a revista SNTC!, 79% afirmaram achar a história interessante e divertida e 34% acharam muito longa, especialmente os alunos do ensino médio, os quais também afirmaram não ler mais revistas em quadrinhos. De maneira geral, a revista teve boa aceitação pelos alunos e os mesmos afirmaram que ela poderia ser usada como recurso didático, tanto como aula, como material de apoio. A terceira etapa da pesquisa foi a divulgação da mesma nas redes sociais, com a criação de uma fanpage no Facebook. A análise dos acessos à página mostrou que o público de idade variada tem boa aceitação sobre ciência. Em 2 meses de avaliação, a página conseguiu alcançar mais de 62 mil usuários e possui até 15 de março de 2013, 807 fãs, que curtem e compartilham o conteúdo postado. Essa ferramenta mostrou-se bastante eficaz e de grande alcance para divulgar a revista e os assuntos ligados a ela.

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