Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Simpósio nacional sobre taxonomia e biodiversidade reúne especialistas

Com mais de 250 participantes, teve início na manhã da terça-feira, 01/12, o I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade. A iniciativa, realizada no campus de Manguinhos da Fiocruz, é organizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e reúne especialistas de diversas instituições nacionais para debater questões relacionadas à biodiversidade brasileira, principais desafios em seu estudo, estratégias de ensino, atualidades, perspectivas e os avanços científicos na área.

Até o dia 03/12, temas como Impactos ambientais de grandes empreendimentos e das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, Erros e acertos na questão da biodiversidade no Brasil e Espécies invasoras serão debatidos nas mesas-redondas e palestras incluídas na programação. "A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. O Brasil, detentor de grande diversidade biológica, tem papel fundamental em questões relacionadas ao tema", explica o pesquisador do IOC Daniel Buss, um dos organizadores do evento, realizado por meio da Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Taxonomia e Biodiversidade do Instituto. Além dos debates, cerca de 140 trabalhos em forma de pôster estão sendo apresentados.

 Gutemberg Brito

 

 Mesas-redondas debatem sobre taxonomia e biodiversidade durante a programação do evento

Na cerimônia de abertura, a diretora do IOC Tania Araújo-Jorge deu boas vindas aos participantes e reforçou a importância do encontro. “As coleções científicas do Instituto são nossa maior contribuição para o conhecimento da biodiversidade brasileira. Esse trabalho é desenvolvido desde o início da nossa história, que completará 110 anos em 2010. A Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Taxonomia e Biodiversidade do IOC vem se desenvolvendo muito e este é o resultado”, comemorou.

Gutemberg Brito

 A diretora do IOC Tania Araújo-Jorge deu boas vindas aos participantes e reforçou a importância do encontro

A vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Mariza Morgado, e a vice-diretora de Serviços de Referência e Coleções Científicas, Elizabeth Rangel, também participaram da mesa que abriu o evento. “Esta iniciativa é importante e oportuna, porque esse é o primeiro momento que vamos discutir o papel do Brasil no Ano Internacional da Biodiversidade. O IOC tem uma relação histórica com o tema, já que o primeiro trabalho da instituição foi a descrição, por Oswaldo Cruz, de uma espécie de inseto. O feito foi o ponto de partida para o início da Coleção Entomológica do Instituto, hoje a maior da América Latina e motivo de muito orgulho”, declarou Elizabeth Rangel. Mariza Morgado também destacou a relevância da área. “É uma área de grande atuação dentro da amplitude de sua temática e esse simpósio é a oportunidade de passar esses conhecimentos aos participantes, principalmente os mais jovens”, declarou a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Durante a abertura, os pesquisadores do IOC José Jurberg , coordenador do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos, Anna Khon, chefe do Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes, Leon Rabinovitch, chefe do Laboratório de Fisiologia Bacteriana e  Roberto Magalhaes Pinto, do Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados foram homenageados por suas significativas contribuições na área.

 Gutemberg Brito

 O entomologista José Jurberg e outros pesquisadores do IOC foram homenageados

Participam como convidados representantes de instituições como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Universidade Anhanguera, Universidade Federal do Paraná, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Fundação O Boticário. Do IOC, os pesquisadores Daniel Buss, Márcio Felix, Cleber Galvão, Elizabeth Ferreira Rangel, Arnaldo Maldonado, Silvana Thiengo e Clara Cavados coordenam as mesas-redondas. Pesquisadores de outras unidades da Fiocruz, como Casa de Oswaldo Cruz (COC) e Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) também participam.

A programação completa está disponível em  www.ioc.fiocruz.br/simposiotaxonomia.

02/12/09

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos