CienciArte no Ensino
As Coleções Temáticas dos fascículos “CienciArte no Ensino” são publicadas pelo Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Desde 2017 são desenvolvidas em parceria com o IFAC - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, no programa de formação de professores.
A série de fascículos CienciArte no Ensino está composta por cinco Coleções Temáticas, que podem ser encontradas no endereço: www.ioc.fiocruz.br [seção 'Educação em Saúde']. Os fascículos trazem sugestões de atividades práticas nas áreas de biociências e saúde, e são, na maioria, fruto das pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos do Programa Ensino em Biociências e Saúde do IOC.
O acesso é gratuito para download do pdf nos links a seguir. A reprodução é autorizada, desde que com citação da fonte.
Desde 2020 a série é composta pelas seguintes Coleções Temáticas:
• Coleção #1: Criatividade -
clique aqui para os fascículos já disponíveis
• Coleção #2: Música e Alegria [disponível on-line em 2022]
• Coleção #3: Saúde e Ambiente -
clique aqui para os fascículos já disponíveis
• Coleção #4 Ciências [disponível on-line em 2022]
• Coleção #5 Saúde e Trabalho [disponível on-line em 2022]
Cada fascículo busca promover o diálogo entre a ciência e a arte, reforçando o conceito de CienciArte, do inglês “ArtScience”. São materiais dirigidos a educadores, mas com aplicação possível em público determinado, segundo a faixa etária e o nível do Ensino. Se aplicam ao Ensino Formal, em ambiente escolar, ou ao Ensino Não Formal, incluindo Divulgação Científica e Educação em Saúde.
As coleções estão em permanente crescimento, evolução e atualização. Por isso quando clicar em cada coleção, poderá sempre encontrar novidades.
Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante do que segui-los à risca, é criar condições para que a pesquisa científica aconteça de maneira agradável, livre e criativa.
Convidamos os interessados a participar desse diálogo para descobrir e compreender, de maneira simples e lúdica, maravilhas da cultura e da natureza.
As Coleções anteriores também estão disponíveis:
• 2017: Com Ciência e Arte no Ensino: temas geradores em Trabalho, Ambiente e Saúde [4 fascículos -
clique aqui]
• 2014: Com Ciência e Arte na Escola: Música no Ensino de Ciências nos eixos dos PCN [8 fascículos -
clique aqui]
• 2005: Com Ciência na Escola: Dengue [2 fascículos -
clique aqui]
• 2001: Com Ciência na Escola: células e microscópios [3 fascículos -
clique aqui]
Para mais informações, entre em contato com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, por meio do email comciencia@ioc.fiocruz.br; cienciartebr@gmail.com
Caso queira contribuir como autor ou divulgador, basta entrar e contato com a equipe editorial, que poderá disponibilizar alguns fascículos impressos.
Equipe editorial - 2021
Tania C. Araujo-Jorge
Rosane M. S. Meirelles
Valéria S. Trajano
Luciana R. Garzoni
Cristine M.L. Andrade
Josina M.P. Ribeiro
Marcelo D.M. Barros
Confira, abaixo, teses e dissertações que desenvolveram, usaram e/ou aplicaram o conceito dos fascículos CienciArte no Ensino:
Marcelo Diniz Monteiro de Barros. O uso da música popular brasileira como estratégia pedagógica para o ensino de ciências. 2014. Tese de Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge - https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13179
Josina Maria Pontes Ribeiro. Agentes de Combate às Endemias no Acre: das histórias de vida à formação profissional. 2017. Tese de Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge - https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23819
Claudia L S Mendes. Com Ciência na Escola: a pesquisa científica gerando material para motivação ao ensino de biologia celular. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge
Izabel Cristina Nunes de Araújo. Estudo das concepções de alunos do ensino médio sobre o tema Dengue e elaboração de estratégias educativas. 2006. Dissertação de Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosane Moreira Silva de Meirelles
Vania Lígia Braz Nunes. A prevenção à Dengue na prática de professores em formação educativa .. 2006. Dissertação de Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosane Moreira Silva de Meirelles
Lucia Maria Ballester Gil. Desenvolvimento de materiais para educação popular em Dengue: estudo das concepções de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Nova Iguaçu. 2006. 120 f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Tania Cremonini de Araujo-Jorge