Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Publicações para download

Coletânea sobre bactérias do gênero Bacillus

As bactérias do gênero Bacillus, que ocupam posição de destaque no campo da pesquisa, agora são o foco de uma ampla Coletânea que traz referências úteis para o trabalho com estes microrganismos em laboratório. A “Coletânea de Procedimentos Técnicos e Metodologias Empregadas para o Estudo de Bacillus e Gêneros Esporulados Aeróbios” apresenta um conjunto de informações que vão desde noções básicas de bacteriologia até o cultivo deste grupo bacteriano.

O livro está disponível gratuitamente online (clique aqui).



Espécies de Maruins do Brasil

De autoria das pesquisadoras Maria Clara Alves Santarém e Maria Luiza Felippe-Bauer, do Laboratório de Díptera do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a publicação apresenta um breve histórico dos estudos sobre os Maruins. Conhecidos como mosquitos pólvora, estes insetos podem ser encontrados em todas as regiões do país. O material contém uma tabela com o número de espécies encontradas na Região Neotropical, Brasil e Região Amazônica Brasileira e uma lista atualizada sobre os vetores reportados no Brasil organizada entre os 27 estados do país em ordem alfabética.

A obra possui conteúdo bilíngue (português e inglês). Acesse gratuitamente (clique aqui).


Saúde e Cultura: diversidades terapêuticas e religiosas

Discutir sobre as expressões das diversas práticas culturais, religiosas e comunitárias, relacionadas aos cuidados em saúde é a proposta da publicação. Dividido em dois capítulos, que abordam as ‘Culturas afro-brasileiras e saúde’ e a ‘Saúde indígena e uso terapêutico da Ayahuasca’, o livro reúne dez artigos assinados por 11 especialistas de diversas universidades brasileiras.

Clique aqui e acesse gratuitamente (clique aqui).




Estudo da vulnerabilidade socioambiental da população dos municípios baianos inseridos na bacia hidrográfica do Rio São Francisco no bioma caatinga, aos impactos das mudanças climáticas

Utilizando a metodologia desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o trabalho apresenta indicadores de vulnerabilidade de 84 municípios da Bahia diante de diferentes cenários previstos para as mudanças climáticas.

O relatório está disponível gratuitamente online (clique aqui).






Mapa da vulnerabilidade da população dos municípios do estado do Rio de Janeiro frente às mudanças climáticas

A publicação apresenta a metodologia desenvolvida para sintetizar, em uma única medida, aspectos socioambientais e de saúde humana sensíveis às variações climáticas, associados a cenários futuros de mudança global do clima para a população dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O relatório está disponível gratuitamente online (clique aqui).






Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil

O material conta com ilustrações e informações sobre a morfologia dos insetos, tamanho, habitat, ciclo de vida, além de mapas sobre a diversidade e distribuição geográfica das 66 espécies de barbeiros registradas até o momento.

O Atlas está disponível gratuitamente online (clique aqui).




 

South American Trematodes Parasites of Amphibians and Reptiles

A publicação lista 215 micro-organismos da classe Trematoda descritos na América do Sul, encontrados em anfíbios e répteis da região. Além de informações sobre características morfológicas, local e ano da descrição do parasito, o livro apresenta 207 figuras.

Clique aqui e acesse a versão completa em PDF .

 

 

 

Série em Biologia Celular e Molecular do Curso de Férias do IOC -- Volume 'Métodos Experimentais no Estudo de Proteínas'

Inspirada no Curso de Férias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a Série em 'Biologia Celular e Molecular' apresenta seu primeiro volume: 'Métodos Experimentais no Estudo de Proteínas'. A obra aborda técnicas de medidas básicas de proteínas e ensaios de atividade enzimática até a purificação de proteínas e análise proteômica. O material tem 83 páginas, divididas em cinco capítulos: Introdução à bioquímica de proteínas, Enzimologia: ensaios enzimáticos, Métodos de purificação de proteínas, Eletroforese unidimensional e Introdução à proteômica.

Acesse a versão completa em pdf.

 

Guia de Triatomíneos da Bahia

 A publicação propõe o lema “Conhecer para prevenir” a fim de ampliar e divulgar o conhecimento sobre as espécies de triatomíneos predominantes no Estado, além de orientar as ações de vigilância dos vetores da doença e auxiliar na formação e capacitação de recursos humanos na região. Contribui ainda com informações sobre a taxonomia, a biologia e a morfologia das espécies, representando um marco para a entomologia médica do país

Acesse a versão completa em PDF

 


Manual de Capacitação na Detecção de Trypanosoma cruzi para Microscopistas de Malária e Laboratoristas da Rede Pública

A publicação tem como objetivo colaborar na capacitação de profissionais que atuam no diagnóstico da doença de Chagas. O módulo I apresenta o curso e abordada temas como: ‘Doença de Chagas e seu agente etiológico’, ‘Diagnóstico laboratorial – Uma abordagem geral’, ‘Conduta com o indivíduo infectado e notificação’, ‘Caracterização do T. cruzi’. No módulo II, teórico e prático, estão incluídos os itens ‘Diagnóstico Parasitológico do Trypanosoma cruzi’ e aulas teóricas e práticas são expostas. O módulo III finaliza o manual com conteúdo teórico e prático, definindo a ‘Identificação, biologia de triatomíneos e métodos de coleta’.

Acesse a versão completa em PDF

 

Uma Escola para a Ciência e a Saúde - 111 Anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz

Desde suas origens, em 1900, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) tem como foco a tríade pesquisa-ensino-produção. O compromisso, que inspira as gerações de pesquisadores que se sucederam no Instituto, faz com que o IOC sustente até hoje um importante papel na formação e aperfeiçoamento de pessoas. O livro ‘Uma escola para a Ciência e a Saúde - 111 anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz’, resgata esta trajetória e busca perspectivas para o futuro.

Acesse a versão completa em PDF

 

 

Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde

A coleção Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde tem como objetivo integrar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno informações que possibilitem a reflexão sobre seu papel como transformador dos processos e atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de servir para professores, como norteadores da definição curricular de seus cursos.

Volume 1: Biossegurança e boas práticas laboratoriais, Conceitos e técnicas básicas aplicadas em laboratório, Microscopia da luz, Animais de laboratório e Fundamentos em química experimental. Acesse a versão completa em PDF

Volume 2: Biologia Celular e ultraestrutura, histologia, técnicas citológicas e cultivo celular. Acesse a versão completa em PDF

Volume 4: Imunologia, Virologia, Bacteriologia e Micologia. Acesse a versão completa em PDF   


Adolpho Lutz e a Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz

O livro apresenta, em edição bilíngue, a coleção de helmintos iniciada pelo cientista no princípio do século XX. A contribuição de Lutz ao descrever as diferentes espécies de parasitos que havia no Brasil abriu o campo para os cientistas que o sucederam, tornando nossa fauna helmintológica alvo de enfoque internacional. O livro contém o histórico da coleção, dados biográficos do pesquisador, além de uma listagem do acervo helmintológico sistematizado.

Acesse a versão completa em PDF


Adrelírio José Rios Gonçalves e a infectologia no Brasil - Uma coletânea de publicações (1966-2000)

A publicação traz uma coletânea de relatos publicados do pesquisador, médico e professor Adrelírio Rios Gonçalves sobre casos clínicos e estudos de séries de casos de doenças infecciosas e parasitárias, além de temas gerais correlatos, produzidos entre 1966 e 2000. Os capítulos contam com introduções de especialistas que homenageiam o conhecimento, a liderança e o caráter do pesquisador. O prefácio é do tropicalista José Rodrigues Coura, e o material foi organizado pelos pesquisadores Elba R. Sampaio de Lemos, Glaura M.Florim Terra, Jacqueline Anita Menezes e José Carlos Pessoa de Mello.

Acesse a versão completa em PDF

 

Atlas de Morfologia e Morfogênese do Vírus da Dengue

Esta é a versão digital do Atlas de Morfologia e Morfogênese do Vírus da Dengue, publicado pelo Instituto Oswaldo Cruz. A publicação em inglês descreve a morfologia do ciclo de vida do vírus da dengue por meio de 115 imagens acompanhadas de textos explicativos. A morfogênese da replicação do vírus é descrita e discutida pela autora e chefe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, Monika Barth. A versão disponível para download foi compactada, por isso as imagens não têm resolução para impressão. Interessados em obter exemplares impressos podem solicitar pelo email barth@ioc.fiocruz.br.

Acesse a versão completa em PDF


A virologia no Estado do Rio de Janeiro – uma visão global

O livro A virologia no Estado do Rio de Janeiro – uma visão global apresenta uma perspectiva global e histórica desse campo de pesquisa no Estado, desde seus primeiros fatos registrados até as epidemias modernas. A publicação, elaborada pelos pesquisadores Hermann Schatzmayr, do Instituto Oswaldo Cruz, e Maulori Cabral, da UFRJ, descreve a atuação de instituições do Estado que realizam pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção de fármacos e outros produtos para tratamento e controle de viroses. A obra aborda as viroses humanas, como a febre aftosa, além de registrar a criação da Sociedade Brasileira de Virologia.

Acesse a versão completa em PDF  
 

Biossegurança de OGMs Vol.1 - Biossegurança de OGMs: uma visão integrada

Fruto de projeto aprovado pelo CNPq através do edital 026/2007, o livro aborda os procedimentos que devem ser utilizados para se trabalhar legalmente com organismos geneticamente modificados. A coletânea de textos apresentada foi elaborada pelos pelos autores Marco Antônio da Costa e Maria de Fátima Barrozo da Costa a partir das experiências, vivências e reflexões de 35 autores envolvidos de alguma forma com o tema “biossegurança”, e tem como foco a biossegurança de OGMs.

Acesse a versão completa em PDF  

 

 

Biossegurança de OGMs Vol.2 - Organismos Geneticamente Modificados - Como trabalhar legalmente?

Produto gerado e financiado pelo projeto do CNPq
Capacitação em Biossegurança de OGM (edital 026/2007), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Autoria da pesquisadora do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos, Cíntia Borba, e de Maria Castro, ambas membros da Comissão Interna de Biossegurança do IOC.  

Acesse a versão completa em PDF

 

 

Os vetores e as doenças no Tocantins

A Cartilha educativo-sanitária – Os vetores e as doenças no Tocantins é um dossiê sobre os principais vetores de doenças presentes no Tocantins. Resultado de cinco projetos ambientais realizados pelo instituto durante a construção da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical, localizada no Rio Tocantins, a publicação tem como objetivo orientar a população e os profissionais de saúde da região para importantes questões ligadas à saúde pública, servir de base para estimular o interesse científico dos jovens da região e orientar turistas em visita ao estado.

Acesse a versão em PDF


 

 

Roedores silvestres do Brasil

Escrito por Paulo S. D'Andrea, Cibele R. Bonvicinio e João Alves de Oliveira, o Guia dos Roedores do Brasil possibilita a identificação preliminar dos animais no campo, com base em caracteres morfológicos externos como tamanho e forma do corpo, cor e tipo de pelagem.

Acesse a versão em PDF


 

 

 

Vigilância e Controle de Moluscos de Importância Epidemiológica

 Livro Vigilância e controle de moluscos
Livro Vigilância e controle de moluscos
O livro Vigilância e controle de moluscos de importância epidemiológica: diretrizes técnicas, do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, é um guia para orientação de agentes sanitários em todo o país. Entre os organizadores da obra estão os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz Silvana Thiengo, do Laboratório de Malacologia, e Otávio Pieri, do Laboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses. O livro esclarece que o mecanismo de transmissão da Esquistossomose é extremamente complexo e depende dos fatores condicionantes inerentes a cada localidade.  Acesse a versão em PDF.

  


Cadernos de Estudos Avançados

Série de publicações do Instituto Oswaldo Cruz, os Cadernos de Estudos Avançados constituem um canal de expressão para o debate político e o pensamento independente entre a comunidade científica. Em edições temáticas, reúne artigos nacionais e estrangeiros, contribuindo para a divulgação da ciência.

Volume 2 nº1
volume1 nº2
Volume 1 nº1
Volume 3


 

 

 I Simpósio Nacional de Coleções Científicas

Resultado do I Simpósio Nacional de Coleções Científicas, a publicação reúne trabalhos apresentados nas palestras e mesas-redondas do evento comemorativo dos 105 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), realizado em maio de 2005.

I Simpósio Nacional de Coleções Científicas

 

 

 

 

 

I Encontro do IOC

A publicação reúne propostas e síntese das soluções discutidas no I Encontro do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), realizado em abril de 2005, organizadas por temas: Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Ensino, Serviços de Referência, Coleções Científicas, Biossegurança, Equipamentos, Administração e Recursos Humanos.

I Encontro



 

 

Catálogo da Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Epidemiologia, Vigilância e Diagnóstico em Saúde do IOC

O documento visa divulgar as atividades e produtos resultantes dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores do IOC que integram esta Área de Pesquisa. As informações apresentadas nesta edição do catálogo são resultantes das pesquisas e atividades desenvolvidas durante os anos 2007 e 2008.

Acesse a versão em PDF  


 

 

Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil (vetores da doença de Chagas)

Desenvolvido pelo Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do IOC, o material apresenta um quadro geral da diversidade e distribuição geográfica dos triatomíneos registrados até o momento no Brasil, incluindo imagens das espécies, tamanho, desenvolvimento, diagnoses, mapas, informações sobre habitat e ciclo de vida, além de uma chave dicotômica para todas as espécies.

Acesse a versão em PDF  


Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos