Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pós em Vigilância e Controle de Vetores - Informações para Docentes

Credenciamento de docentes

Os pesquisadores interessados em compor o quadro de docentes do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (PGVCV/IOC/Fiocruz) devem atender aos critérios básicos para credenciamento contidos no regulamento do Programa.

Conforme a Portaria Nº 1 da Capes, de 4 de janeiro de 2012, o corpo docente é composto por três categorias: I - docentes permanentes, constituindo o núcleo principal de docentes do programa; II - docentes visitantes; e III - docentes colaboradores.

Os critérios básicos para orientar alunos na PGVCV são:

a) Ter título de Doutor ou experiência em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e à inovação, com atuação nas áreas de concentração do Mestrado Profissional.
b) Possuir produção científica constante e regular que será avaliada pela Comissão de Pós-graduação. A produção científica será considerada no período dos três últimos anos a partir da data de solicitação de orientação de alunos.
c) Participar de atividades acadêmicas como coordenador de disciplinas (no mínimo, uma a cada dois anos), atuar como avaliador em seminários de acompanhamento discente, bancas de dissertações, teses e entrevistas de seleção do programa.

Todos os docentes serão reavaliados pela Comissão de Pós-graduação periodicamente e a cada nova indicação de aluno. Orientadores que tiverem duas ou mais pendências com a PGVCV não poderão orientar novos alunos. Serão consideradas pendências: a existência de alunos cujos prazos regulamentares de defesa de dissertação não forem respeitados; a não participação em disciplinas; a produção científica ou na área de atuação do Programa insuficiente; e o descumprimento dos demais itens do Regimento do Mestrado Profissional.

Pesquisadores de outras unidades e centros regionais da Fiocruz, assim como de outras instituições nacionais e internacionais que apresentem vínculo com o IOC em convênios e projetos de pesquisa poderão ser contemplados como orientadores a partir da análise pela Comissão de Pós-graduação.

Para requerer o credenciamento, os interessados devem redigir carta à coordenação da PGVCV manifestando explicitamente os seguintes pontos:

- Possibilidade imediata de orientar discente no curso;
- Área de concentração do Programa na qual se encaixa, com justificativa por meio de experiência prévia na área ou através do interesse em estabelecer parcerias ou corientações com docentes permanentes do Programa;
- Participação nas atividades acadêmicas do Programa, como bancas de seminários, exames de qualificação, defesas de tese e dissertações, em particular, comprometendo-se com a participação em, pelo menos, uma disciplina de interesse do Programa no ano letivo seguinte ao seu credenciamento.

O requerimento será avaliado pela Comissão de Pós-graduação da PGVCV, que irá deliberar tendo por base o disposto no regulamento do Programa e suas necessidades de composição do quadro docente, levando em consideração as avaliações anuais da Capes e a proposta do curso.

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos