Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Informações Acadêmicas

Informações acadêmicas

:: Deveres do aluno
• Valorizar o Instituto Oswaldo Cruz e comprometer-se com a qualidade do ensino.
• Zelar pelo patrimônio científico, cultural e material do Instituto Oswaldo Cruz.
• Manter atualizados cadastros pessoal e acadêmico, utilizar crachá de identificação, utilizar endereço eletrônico institucional e frequentar as atividades de ensino.
• Tratar com respeito a todos em qualquer dependência do Instituto Oswaldo Cruz e da Fiocruz.
• Cumprir a disciplina obrigatória de Boas Práticas de Laboratório e de Biossegurança.
• Utilizar equipamento de proteção individual e realizar práticas seguras em todas as atividades em laboratório.
• Manter o devido sigilo sobre dados e informações obtidos em pesquisa.
• Cumprir as regras de identificação na autoria de publicações científicas, conforme indicado na página 22 do Guia.
• Conhecer o Regimento Geral da Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz e do Programa de Pós-graduação no qual está matriculado.


:: Direitos do aluno
• Receber ensino de qualidade.
• Ser formalmente representado nos Órgãos Colegiados do Instituto Oswaldo Cruz, com direito a voz e voto.
• Usar de seu livre direito de expressão.
• Receber todas as informações a respeito do IOC e das rotinas da vida acadêmica.
• Receber crachá de identificação, carteira de estudante, login e senha para acesso à Plataforma SIGA e endereço eletrônico institucional.


:: Atribuições na Área de Ensino

Secretaria Acadêmica
• Orientação sobre legislação, procedimentos e sistemas acadêmicos.
• Gerar toda a documentação referente às atividades do Ensino do IOC.
• Gerenciar a grade de disciplinas, das atividades de divulgação científica (Centro de Estudos, palestras, conferências, simpósios, etc.) e dos espaços do IOC, incluindo salas de aula e auditórios.
• Garantir a estrutura e equipamentos básicos para o exercício das atividades didáticas do IOC com qualidade.
• Manter atualizados os dados cadastrais e acadêmicos de discentes e docentes.
• Gerenciar os pedidos de diárias e passagens de discentes e docentes.
• Solicitar autorização para cota de xerox na Biblioteca Central de Manguinhos. Contato: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br
• Solicitar documentos acadêmicos (declarações, certificados, históricos, diplomas, etc.), encadernação de teses e dissertações em versão definitiva. Contato: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Secretarias e Coordenação dos Programas de Pós-Graduação
• Informações sobre integralização de curso.
• Orientação sobre grade disciplinar dos programas.
• Avaliação de isenção em disciplina.
• Aprovar solicitação de apoio financeiro para participação em trabalho de campo, congressos, e seminários
• Monitoramento de desempenho – Seminários Discentes.


:: Orientações para os alunos

SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica
Sistema online que permite o acompanhamento de histórico e conceitos, além de inscrição em disciplinas. A senha do SIGA é gerada inicialmente pela SEAC e informada ao aluno pelo email cadastrado. Orienta-se que esta senha provisória seja imediatamente trocada. Em caso de esquecimento de senha, o aluno deve procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação.
Acesso: http://www.siga.fiocruz.br

Renovação de matrícula e inscrição em disciplinas
A cada semestre, o estudante deve ficar atento aos prazos do período de inscrição em disciplinas, que são comunicados pela SEAC via email cadastrado. A inscrição em disciplinas, efetuada por meio do SIGA, é de inteira responsabilidade do aluno, devendo ser guiada pelo currículo do curso e pelas indicações do orientador e respeitando-se os prazos do calendário acadêmico. Ao se inscrever nas disciplinas do período, o aluno realiza, de forma automática, a renovação de matrícula. Nos cursos de especialização técnica e de nível técnico, a renovação de matrícula é automática e não é necessário efetuar inscrição em disciplinas.
ATENÇÃO: Algumas disciplinas possuem pré-requisitos e critérios para serem cursadas. Portanto, antes da inscrição, é fundamental verificar as informações na ementa de cada uma.

Biossegurança
O Curso Online de Qualidade, Biossegurança e Ambiente (QBA Online) é condição obrigatória de ingresso dos profissionais, bolsistas e alunos de todas as modalidades no Instituto. No ato da matrícula, o registro no Curso é realizado automaticamente, gerando-se um link de acesso para o aluno, por meio do email inicialmente cadastrado junto ao processo de matrícula. É obrigatório entregar na SEAC o certificado do curso QBA Online, gerado por email, assinado pelo orientador. A entrega é condição obrigatória para retirada do crachá institucional.

Crachá institucional e crachá de acesso aos pavilhões
Para circulação nas dependências do IOC e da Fiocruz, é obrigatório o uso do crachá institucional para efeito de identificação dos profissionais, bolsistas e estudantes de todas as modalidades. Além disso, como parte de suas ações de Qualidade, o IOC possui um sistema de controle de acesso a seus prédios, mediante uso de crachá específico, dotado de chip eletrônico para identificação de circulação. O estudante deve estar sempre com os dois crachás, cuja solicitação é efetuada automaticamente no ato da matrícula, cabendo ao aluno efetuar a retirada na SEAC. Acesso em www.sigass.fiocruz.br.

Carteira de Estudante
IOC fornece carteira de estudante para os alunos de todas as modalidades de Ensino. A solicitação do documento é efetuada automaticamente no ato da matrícula, cabendo ao aluno retirá-lo na SEAC.

Email institucional
O estudante, ao ingressar no IOC, recebe, após a matrícula, um email institucional criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DETIN/IOC). O aluno é comunicado sobre a nova conta por meio de mensagem encaminhada para o e-mail registrado ao se matricular. A partir da abertura desta conta, todas as comunicações do Instituto com o estudante deixam de ser efetuadas pelo email registrado no ato da matrícula e passam a ser feitas por meio do endereço institucional. O email institucional pode ser acessado pelo endereço www.ioc.fiocruz.br/webmail ou pelo site do IOC.

Frequência e avaliação
A avaliação das atividades discentes e as normas relativas à frequência mínima em cada disciplina estão descritas no regimento interno de cada Programa de Ensino.

Agendamento de Defesas - Teses, dissertações e monografias
Transcorrido o prazo regulamentar para integralização do curso, o estudante deverá solicitar ao Setor de Reservas (SRV), com 30 dias de antecedência, o pré-agendamento de local para sua defesa, por meio do endereço eletrônico reservaensino@ioc.fiocruz.br. A reserva será feita mediante apresentação do Formulário de Agendamento e da documentação exigida no regimento interno de cada pós-graduação (disponíveis nos sites dos Programas). Em caso de necessidade de prorrogação do prazo, o aluno deve apresentar justificativa junto à Secretaria do Programa para consulta à Coordenação do Programa, que irá avaliar a situação.

Cota de cópias
Por iniciativa da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, os estudantes do IOC possuem direito a uma cota semestral de 150 cópias na Biblioteca de
Manguinhos.(localize-se no mapa) A cota é autorizada pela SEAC e pode ser requisitada pelo e-mail atendimentoseac@ioc.fiocruz.br.

Diplomas e certificados
O aluno tem 90 dias para a entrega da versão final da dissertação ou tese, após a data de defesa. É obrigatória a entrega na SEAC de uma cópia impressa da dissertação ou tese (em espiral), da versão digital gravada em CD e do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações. A cópia será depositada na Biblioteca de Manguinhos.

Modelo de dissertações e teses
No intuito de facilitar e padronizar a produção de dissertações e teses do IOC, as representações de alunos elaboraram um modelo padrão, disponível nos websites dos Programas Stricto sensu. O uso do modelo não é obrigatório. Clique aqui para fazer o download.

Entrega e encadernação de Dissertações ou Teses
O aluno tem 90 dias para a entrega da versão final da dissertação ou tese, após a data de defesa. É obrigatória a entrega na SEAC de uma cópia impressa da dissertação ou tese (em espiral), da versão digital gravada em CD e do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações. A cópia será depositada na Biblioteca de Manguinhos.

Cursos de Férias
Para introduzir atividades didáticas na formação dos seus estudantes de Pós, o IOC promove os Cursos de Férias. A iniciativa oferece disciplinas para alunos de graduação, com aulas ministradas por doutorandos e mestrandos do IOC sob supervisão de docentes dos Programas de Pós-graduação. Esta interação promove o estímulo ao exercício do magistério e, ao mesmo tempo, introduz jovens graduandos no ambiente científico. Entre 2007 e 2018, os cursos receberam mais de 1.800 estudantes de diversos Estados brasileiros.

Política de proteção de dados e informações sobre o Aluno
Documentos e informações referentes à vida pessoal e acadêmica do aluno somente serão fornecidos a ele ou a pessoa judicialmente autorizada. A política de sigilo de proteção de dados e informações sobre o aluno se faz necessária em virtude da preservação dos direitos e garantias fundamentais, previstos no artigo 5°, X e XII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

:: Informações Úteis
Atendimento médico no campus de Manguinhos

Urgências médicas no campus de Manguinhos podem ser direcionadas para o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) da Fiocruz. O profissional ou estudante poderá ser atendido mediante apresentação do crachá institucional. Contato pelo telefone 3836-2203. Nos casos de emergências médicas ocorridas no campus de Manguinhos, o telefone para contactar o Nust é (21) 3836-2724.

Contatos
Secretaria Acadêmica
Pav. Arthur Neiva – térreo
Horário de funcionamento: 9h às 17h
ensino@ioc.fiocruz.br
(21) 2562-1201 / 2562-1299

Documentação
- atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Disciplina
- disciplina@ioc.fiocruz.br

Reservas
- reservaensino@ioc.fiocruz.br

Programas de Pós-graduação Stricto sensu
Programa em Biologia Parasitária - posgbp@ioc.fiocruz.br
Programa em Medicina Tropical - pgmt@ioc.fiocruz.br
Programa em Biologia Celular e Molecular - posgbcm@ioc.fiocruz.br
Programa em Ensino em Biociências e Saúde - posgebs@ioc.fiocruz.br 
Programa em Biologia Computacional e Sistemas - posgbcs@ioc.fiocruz.br
Programa em Biodiversidade e Saúde - pgbs@ioc.fiocruz.br
Programa em Vigilância e Controle de Vetores - posgvcv@ioc.fiocruz.br

Programas de Pós-graduação Lato sensu
Programa em Ensino em Biociências e Saúde - pglsebs@ioc.fiocruz.br
Programa em Ciência, Arte e Cultura na Saúde - pglscacs@ioc.fiocruz.br
Programa em Entomologia Médica - pglsem@ioc.fiocruz.br 
Programa em Malacologia - pglsmal@ioc.fiocruz.br

Técnico e especialização
Curso Técnico em Biotecnologia - ctbp@ioc.fiocruz.br
Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia - cent@ioc.fiocruz.br

Cursos de Férias
Edições Verão e Inverno - cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br


Atualizado em 28/02/2018

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos