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Pós em Vigilância e Controle de Vetores - Perguntas Frequentes

1- O que é necessário para agendar a defesa da dissertação?
O primeiro passo é o aluno entrar em contato com o setor de reservas pelo email reservaensino@ioc.fiocruz.br para reservar sala, local e horário para a defesa e enviar a prévia da dissertação em PDF para o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (PGVCV/IOC/Fiocruz), juntamente com o formulário de agendamento (disponível em Secretaria Acadêmica: Informações, Formulários e Documentos) preenchido com todos os dados da defesa para avaliação inicial da Comissão de Pós-graduação.

2- O que é necessário para a entrega da versão final da dissertação?
Para a entrega da versão final e encadernação pela Secretaria Acadêmica é necessário providenciar:
- Uma versão impressa da dissertação
- CD/DVD com a versão eletrônica em PDF
- Formulário de autorização de publicação (disponível em Secretaria Acadêmica: Informações, Formulários e Documentos)
- Carta do presidente da banca

3- Qual é o prazo final para a defesa da dissertação?
O prazo máximo para defesa é 24 meses, a contar do mês em que a matrícula foi realizada. Por exemplo, para matrícula realizada em abril de 2017, a defesa deve ocorrer até o final de março de 2019.
Observação: 45 dias antes desse prazo, o aluno deve dar início ao processo de agendamento da defesa.

4- O que é necessário para solicitar ajuda de custo em eventos?
Para solicitar ajuda de custo, é necessário apresentar os seguintes documentos para apreciação e autorização da Coordenação:
- Carta do orientador solicitando ajuda de custo para o aluno e informando o evento
- Cópia do aceite do trabalho (fornecido pela instituição do evento) / Resumo
- Cópia do programa do evento
- Formulário de ajuda de custo (disponível em Secretaria Acadêmica: Informações, Formulários e Documentos) preenchido
Todos os documentos devem ser assinados pelo aluno.

5- Quais são os documentos necessários para a matrícula?
Para completar a documentação inicial já entregue na inscrição é necessário apresentar:
- Três fotos 3x4
- Identidade civil, para quem apresentou carteira de habilitação na inscrição
- Carta da instituição empregadora, com anuência da chefia /supervisão imediata, formalizando e autorizando liberação das atividades laborais para garantir participação integral das disciplinas
Observação: Os demais documentos são internos e são assinados no ato da matrícula.

6- Quantos créditos são obrigatórios para o mestrado?
São obrigatórios 18 créditos em disciplinas e 18 créditos na dissertação.

7- É necessário apresentar projeto de dissertação? Qual o prazo?
Alunos que não apresentaram projeto no processo de seleção, conforme Regulamento do curso, devem apresentar o projeto de dissertação em até quatro meses a contar da data de matrícula. O projeto será avaliado por uma banca de avaliadores do programa.

8- Quais são as disciplinas obrigatórias para o mestrado profissional?
- Metodologia do trabalho científico
- Controle de vetores
- Taxonomia clássica
- Ecoepidemiologia das doenças transmitidas por vetores
- Biologia de vetores e interação com patógenos
- Sistemática molecular
- Diagnóstico laboratorial dos agentes infecciosos e parasitários
- Vigilância malacológica e entomológica
- Prática de vigilância e controle

9- Qual é o procedimento para agendar a apresentação do Seminário Discente?
A agenda de seminários é organizada e definida anualmente pela Coordenação de Seminários da PGVCV e enviada para os alunos. As datas das apresentações têm inicialmente como base a metade do curso do aluno. Havendo impossibilidade de se apresentar na data pré-estabelecida, aluno e orientador devem procurar a Coordenação para verificar as possibilidades para que o Seminário ocorra em uma nova data.

10- Qual é o procedimento para solicitar declarações e históricos?
Para solicitar documentos, como históricos ou diferentes tipos de declarações, é necessário encaminhar solicitação para o email atendimentoseac@ioc.fiocruz.br.

11- Qual é o procedimento para verificar as disciplinas oferecidas nos semestres?
Para verificar as disciplinas oferecidas nos semestres, assim como os dias, horários, local, ementa e se as mesmas possuem pré-requisito, o aluno deve acessar a Plataforma SIGA (Cursos/Programa/Disciplina). Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Setor de Disciplinas pelo email disciplina@ioc.fiocruz.br.

12- O que é necessário para validar créditos em disciplinas cursadas em outras instituições?
Para validar créditos, o aluno deve entregar carta do orientador solicitando a validação, além de certificado/declaração constando ementa (ou programa) da disciplina cursada, carga horária, período e conceito da disciplina para que a Coordenação avalie o pedido.

13- Qual o procedimento para trancar a matrícula no Programa?
Neste caso, o aluno deve enviar carta para a Coordenação solicitando o trancamento e justificando o motivo. Este pedido será avaliado pela Comissão de Pós-graduação.

14- Por quanto tempo é possível manter a matrícula trancada?
Conforme regulamento do curso, a Comissão de Pós-graduação do Programa poderá conceder, por motivos relevantes, trancamento geral de matrícula por até um ano letivo para os alunos de mestrado.

15- Como solicitar a reabertura da matrícula?
O pedido de reabertura da matrícula deverá ser efetuado antes de completar o período de trancamento concedido; caso contrário, o aluno será considerado desistente.

16- Como proceder caso não consiga acessar a Plataforma SIGA para realizar a inscrição no processo seletivo?
Verifique se o sistema operacional utilizado é o Internet Explorer. A Plataforma SIGA só pode ser acessada por este navegador. Caso persista o problema, o candidato deve entrar em contato com a Secretaria do Programa pelo email posgvcv@ioc.fiocruz.br.

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