Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Produção audiovisual


 ‘Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor’

O conjunto de videoaulas foi pensado para ajudar a população a conhecer um pouco mais sobre o mosquito, a doença e seus impactos. A iniciativa apresenta, de forma simples e objetiva, informações capazes de contribuir também na rotina de diversos públicos, como professores, estudantes e profissionais de comunicação, tornando-os verdadeiros multiplicadores de conhecimento e colaborando para a prevenção da dengue. As vídeo-aulas são disponibilizadas em dez módulos temáticos, que podem ser assistidos separadamente ou em versão integral.

:: Saiba mais sobre as videoaulas

:: Acesse os vídeos  

 

 

 ‘Técnicas histológicas: uma abordagem prática’

Pensando na capacitação qualificada dos profissionais de histotecnologia, o Laboratório de Patologia do IOC, em parceria com o Setor de Produção e Tratamento de Imagens, produziu um filme que garante um verdadeiro curso sobre o tema. A ferramenta didática explica, através de animações e filmagem de procedimentos, os conceitos fundamentais da técnica histológica. O DVD pode ser solicitado gratuitamente pelo email labpat@ioc.fiocruz.br.
:: Saiba mais sobre o filme

:: Assista ao trailer

 

 

‘Triatomíneos: o elo de uma enfermidade’

O filme traz imagens da reprodução, postura e eclosão dos ovos e a transição de fases evolutivas do barbeiro, vetor da doença de Chagas. Produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC e dirigido por Genilton Vieira, a obra é uma produção inédita e ganhou versões em mais três idiomas, além da original, em português.
:: Saiba mais sobre o filme e suas premiações
:: Confira a Galeria de Imagens do filme

:: Versão em Português
:: Versão em Espanhol
:: Versão em Inglês
:: Versão em Francês

 

A realidade da doença de Chagas no interior do Ceará em DVD educativo

Expedição de especialistas de diferentes laboratórios do IOC inspirou a produção do documentário, dirigido por Joseli Lannes, que mostra a relação de moradores de comunidades no sertão do Ceará com a doença de Chagas. Ideia resultante do projeto desenvolvido há oito anos por Marli Lima e sua equipe, que lidera expedições conduzindo um importante trabalho científico com o objetivo de coletar dados, identificar portadores da doença e informar sobre os perigos da presença dos popularmente conhecidos barbeiros.
:: Leia mais

:: Assista ao Vídeo  

 Capa Documentário 2
Capa Documentário 2
Aedes aegypti e Aedes albopictus – Uma Ameaça nos Trópicos

Produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC e dirigido por Genilton Vieira, a obra retrata o ciclo de vida dos vetores da dengue e da febre amarela. A dispersão dos insetos pelo mundo até suas características morfológicas, hábitos alimentares, reprodução e o ambiente onde vivem são temas do documentário. Lançado em 2009, o vídeo venceu o XVII Festival Internacional de Cine Médico, Saúde e Telemedicina (Videomed 2010), na Espanha.
:: Leia mais sobre o filme e confira suas premiações
:: Versão em Português
:: Versão em Espanhol
:: Versão em Inglês
 

O mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti para combatê-lo é preciso conhecê-lo

O documentário produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC e dirigido por Genilton Vieira é uma ferramenta para a difusão de conhecimentos sobre a dengue e seu vetor. Composto por imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do mosquito, o documentário alerta para a necessidade do controle de criadouros do Aedes aegypti. O documentário recebeu diversos prêmios internacionais, dentre eles o segundo lugar no Festival Mif-Sciences, em Cuba, em junho de 2006.
:: Leia mais sobre o filme e confira suas premiações
:: Versão em Português
:: Versão em Espanhol
:: Versão em Inglês
 

100º volume das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Produzido em 2005 para comemorar a publicação do centésimo volume da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, o documentário de 21 minutos conta a história do mais antigo períodico científico da América Latina. Lançada em 1909 por Oswaldo Cruz, a revista publica artigos nacionais e estrangeiros sobre pesquisas básicas e aplicadas relativas aos campos da medicina tropical, parasitologia médica e veterinária e microbiologia médica. 
:: Leia mais

:: Versão em Português
:: Versão em Espanhol
:: Versão em Inglês
 

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos