Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Notas técnicas

NOTA TÉCNICA N.º 4/2016/IOC-FIOCRUZ/DIRETORIA

Nota Técnica em que o Instituto Oswaldo Cruz realiza considerações técnicas sobre a aplicação aérea de inseticidas em área urbana, permitida pela Lei 13.301, publicada no Diário Oficial no dia 27 de junho de 2016. É fundamental destacar que tal legislação carece de embasamento científico, tem efeito extremamente reduzido contra o vetor, representa um retrocesso nas estratégias de comunicação e saúde, tem uma relação custo/benefício incompatível com a realidade do país (de qualquer país) e coloca em risco a última ferramenta de controle químico atualmente disponível contra Aedes aegypti adultos (o inseticida malathion).

:: Leia a íntegra da Nota Técnica


NOTA TÉCNICA N.º 3/2014/IOC-FIOCRUZ/DIRETORIA

Nota Técnica em que o Instituto Oswaldo Cruz realiza recomendação para utilização de armadilhas como ferramentas alternativas para estimativa de infestação por Aedes aegypti. Atualmente, a vigilância entomológica do vetor da dengue é realizada por meio de índices larvários que não estimam diretamente a população de mosquitos que impactam na transmissão do vírus. Esta nota também recomenda a implementação de treinamento e avaliação continuada dos profissionais envolvidos neste processo.

:: Leia a íntegra da Nota Técnica


NOTA TÉCNICA Nº 2/2011/IOC-FIOCRUZ/DIRETORIA

Nota Técnica em que o Instituto Oswaldo Cruz realiza recomendação técnica sobre a interrupção do uso de inseticidas piretróides no controle do Aedes aegypti no Brasil. Frente à situação atual das populações do mosquito em diversos Estados brasileiros e aos conhecimentos científicos mais recentes sobre a resistência a inseticidas piretróides, recomenda-se a interrupção do uso dessa classe de inseticidas em determinadas localidades do país.

:: Leia a íntegra da Nota Técnica


NOTA TÉCNICA Nº 1/2011/IOC-FIOCRUZ/DIRETORIA

Nota técnica em que o Instituto Oswaldo Cruz recomenda que o tema das doenças da pobreza seja incorporado ao Plano de Erradicação da Pobreza Extrema do governo federal. Produzida a partir de demanda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Nota Técnica foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ao Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde em 02/05/11.  

  :: Leia a Íntegra da Nota Técnica

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos