Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Apresentação

Ensino no IOC

O Instituto Oswaldo Cruz desempenha importante papel na formação de pesquisadores e recursos humanos na área das Ciências Biológicas e Biomédicas e de Educação em Saúde. Desenvolvendo pesquisa básica e novas tecnologias em seus 71 Laboratórios, constitui-se num dos principais centros nacionais de pesquisa e ensino nestas áreas.

:: Acesse o Guia do Aluno

A tradição de ensino no IOC começou com a especialização em nível de Pós-graduação, quando foi criado por Oswaldo Cruz, em 1908, o 'Curso de Aplicação de Manguinhos'. Inicialmente destinado a consolidar e a difundir a Bacteriologia como área de conhecimento e base para a investigação biomédica, o curso deu origem aos atuais Programas de Pós-graduação que têm formado recursos humanos em pesquisa para o próprio Instituto Oswaldo Cruz, para outras unidades da Fiocruz e para outras instituições do País e da América Latina. Leia o livro 'Uma Escola para a Ciência e a Saúde - 111 Anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz' e saiba mais sobre a relevância da área de Ensino no IOC (clique aqui).

Os seis Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC titularam numerosos mestres e doutores, alcançando, em 2013, a marca de duas mil teses e dissertações defendidas. Atualmente, são oferecidos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária, Medicina Tropical, Biologia Celular e Molecular, Ensino em Biociências e Saúde, Biologia Computacional e Sistemas e Biodiversidade e Saúde. 

O IOC conta também com quatro Programas de Pós-graduação Lato sensu. O Curso de Especialização em Entomologia é voltado exclusivamente para a área de Entomologia Médica. O Curso de Especialização em Malacologia trabalha com uma perspectiva multidisciplinar e visa à capacitação de recursos humanos para atuarem na elaboração e execução de estratégias de controle de moluscos de importância médica.  O curso de especialização em Ensino de Biociências e Saúde contribui fortemente para a formação continuada de professores de Biologia no Estado do Rio de Janeiro, além da criação de diversos processos e produtos na área de Ensino. Os três cursos são dirigidos, preferencialmente, a profissionais de órgãos governamentais como a Fundação Nacional de Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação respectivamente. O curso de Especialização em Ciência, Arte e Cultura em Saúde foi criado em 2009 e busca desenvolver práticas pedagógicas e dar fundamentação teórica para o fortalecimento das políticas de humanização e promoção da saúde do SUS, promovendo visões mais abrangentes e estimulando o diálogo entre os campos do saber.

Com relação aos cursos de Nível Técnico, o Instituto oferece o Curso Técnico em Biotecnologia, cadastrado no MEC desde o ano 2000, que se destina a alunos que concluíram o nível médio, com um ano de duração. O IOC também oferece o Curso de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e Biotecnologia, também com um ano de duração, destinado a egressos de cursos técnicos na área de Saúde.

Os Programas de ensino integram-se às atividades de pesquisa. Os pesquisadores compõem o quadro de docentes dos cursos desenvolvidos e, além de coordenar disciplinas, recebem os alunos em seus Laboratórios para o desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e treinamento técnico. Consequentemente, os projetos desenvolvidos pelos alunos acompanham as características das pesquisas desenvolvidas no Instituto, gerando novos conhecimentos e mesmo inovações, visto que algumas teses geram, inclusive, solicitações de patente.

Acompanhando os esforços de desconcentração dos programas de Pós-graduação no país, o Instituto oferece disciplinas e dispõe de orientadores credenciados em diversos estados do país para atender os alunos matriculados em seus cursos que desenvolvem trabalhos de tese fora da sede. 

No campo da atuação estudantil, o IOC conta com representantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu, com direito a um assento na Câmara Técnica de Ensino do IOC e a participação no Conselho Deliberativo do Instituto. A representação estudantil também está presente na estruturação de grupos de trabalhos para a discussão e proposição de temas específicos. Em 2009, o Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do IOC foi instituído, contribuindo para a interação e a troca de experiências entre discentes, fomentando o debate acerca da vida acadêmica e da política de ensino.

Contatos
Secretaria Acadêmica
Pav. Arthur Neiva – térreo
ensino@ioc.fiocruz.br
(21) 2562-1201 / 2562-1299

Documentação - atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Disciplina
- disciplinas@ioc.fiocruz.br

Reservas
- reservaensino@ioc.fiocruz.br

Coordenação da Secretaria Acadêmica
Daniele Alves Lobato de Oliveira

Equipe da Secretaria Acadêmica:
Ana Maria dos Santos Dantas
Carlos Eduardo Portugal de Carvalho
Carlos Henrique Bezerra de Oliveira
Clarissa de Lacerda Rosa
Deyse Paganotti
Eliete Teixeira Perez
Gelson Mendes
Gisélia Ricardo
Isa Mara Santos
Isac da Costa Macêdo
Julimar Loures da Silva Ferreira
Lívia Agualuza Mangeon
Luciana Mara dos Santos Tavares da Silva
Maurício Vidal Silva
Priscila Oliveira Santos da Silva
Rita de Cassia Rodrigues Gomes
Vanir Quintanilha Lamarão

 

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos