Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Artigos são destaque em ferramenta de busca internacional

Três artigos publicados por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) estão no ranking dos mais relevantes trabalhos publicados na área de leishmanioses com foco em diferenciação e expressão de proteínas e enzimas. A classificação é do sistema de busca BioMedLib, que tem como base os milhões de artigos que compõem a Biblioteca Nacional de Medicina da base de dados MEDLINE.

Na área de Leishmania amazonensis, um artigo publicado em 2005 por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular está em primeiro lugar entre os mais relevantes de sua área, considerando-se os trabalhos publicados depois dele. O estudo, intitulado Leishmania amazonensis: early proteinase activities during promastigote-amastigote differentiation in vitro, foi publicado na revista Experimental Parasitology.  A atividade de protease da Leishmania é conhecida como marcador de diferenciação do parasita e tem sido descrita como relevante para a sobrevivência e virulência de Leishmania sp. O artigo sugere que essas propriedades podem ser alvos promissores para o desenvolvimento de drogas anti-leishmania.

Artigo sobre Leishmania (Viannia) braziliensis publicado pelos Laboratórios de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas, Hanseníase, Imunoparasitologia e de Genômica Funcional e Bioinformática do IOC ocupou a sétima posição entre os mais relevantes. Também publicado na Experimental Parasitology, em 2010, o estudo Leishmania (Viannia) braziliensis: Influence of successive in vitro cultivation on the expression of promastigote proteinases mostrou que a expressão de cisteína proteinases é modificada durante o cultivo in vitro de promastigotas de L. (V.) braziliensis.

Com o tema The C-terminal extension of Leishmania pifanoi amastigote-specific cysteine proteinase Lpcys2: A putative function in macrophage infection, o estudo publicado pelos Laboratórios de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos e Flebotomíneos e de Imunoparasitologia do IOC, desenvolvido em parceria com Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná), Universidad de Antioquia da Colômbia, The University of Texas Medical Branch, dos Estados Unidos, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual de Maringá ocupa a nona colocação no ranking. Publicado no periódico Molecular & Biochemical Parasitology, em 2008, examinamou o papel das CTE Lpcys2 na infecção de macrófagos, constatando uma redução significativa na porcentagem de células infectadas quando os macrófagos foram infectados com L. pifanoi e L. amazonensis na presença de anticorpos anti-CTE. O estudo sugere um papel para as cisteína proteinases de Leishmania CTE em estágios iniciais da infecção.

19/04/2011

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos