Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Laboratório recebe acreditação de gestão da qualidade inédita no país

Depois de passar por uma auditoria externa que avaliou 139 quesitos relacionados à gestão de qualidade, o Laboratório de Epidemiologia Molecular de Doenças Infecciosas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) é o primeiro laboratório de pesquisa científica do Brasil a receber a acreditação de qualidade do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Concedido habitualmente a laboratórios de análises clínicas, o reconhecimento traz ainda mais credibilidade aos resultados de diagnóstico molecular e de tipagem de parasitos causadores de doenças como malária, doença de Chagas, giardíase e leishmaniose realizados pelo laboratório.

Gutemberg Brito
 acreditacao
O Laboratório de Epidemiologia Molecular de Doenças infecciosas recebeu o reconhecimento após dois anos de trabalho para adaptação às normas da gestão de qualidade

Reforma do espaço físico, calibração de equipamentos e a saúde dos profissionais e estagiários do laboratório foram alvo da avaliação que conferiu o título inédito. “O grande ganho está na mudança visível da estrutura física do laboratório e da cultura dos participantes. Trabalhamos para adaptar a nossa realidade às normas de qualidade e mostramos que, com o trabalho em equipe, é possível conquistar este tipo de reconhecimento em uma instituição pública”, comemora Octávio Fernandes, pesquisador do laboratório e um dos coordenadores do projeto.

O trabalho de implantação das normas para atender o programa durou dois anos e contou com a consultoria de uma profissional e a participação da tecnologista Nédia Nehme, que tem o projeto como tema de seu mestrado. “A experiência foi muito rica e reforçou a idéia de que é necessário o comprometimento institucional para que normas como estas sejam implantadas. Durante o andamento do projeto contamos com a colaboração de diversos setores do IOC e da Fiocruz”, afirma Nédia, que atuou como gestora de qualidade. A partir da próxima semana, Octávio, Nédia e Claude Pirmez, vice-diretora de desenvolvimento institucional e gestão do IOC, participarão de treinamento sobre a Norma ISO 15.189 em um laboratório na Tailândia.

Gutemberg Brito
 acreditacao2
O pesquisador Octávio Fernandes e a tecnologista Nédia Nehme coordenaram o trabalho que resultou na acreditação

A acreditação transformou o laboratório em um centro de treinamento através de uma associação internacional com a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas. “Vamos receber pesquisadores da Bolívia, Panamá, Equador, Colômbia, Uruguai e Peru ligados a laboratórios de referência na área de biologia molecular e investigação de infecção em vetores em períodos que podem varias de um a três meses”, completa Octavio. Anualmente o laboratório passará por auditoria externa para renovação da acreditação.

Renata Fontoura
27/04/07

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos