Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Artrópodes vetores de doença são foco de treinamento

Entre os dias 27 de junho e 8 de julho, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove o I Curso de Biologia de Artrópodes Vetores.  A capacitação reúne cerca de 30 alunos de diversos estados brasileiros, além de estudantes do Paquistão e de Cabo Verde. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o IOC e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM/CNPQ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e acontece no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental da UFRJ, em Macaé (RJ).

O principal objetivo do curso é contribuir para a formação e treinamento dos alunos provenientes dos mais diversos grupos de pesquisa na área entomologia médica, de forma integrada e multidisciplinar. Com aulas práticas e teóricas, o curso visa contribuir para a introdução aos diferentes aspectos da investigação sobre artrópodes hematófagos que são vetores de doenças parasitárias como a malária, leishmaniose, doença de Chagas e dengue. Mecanismos de transmissão das doenças infecciosas e parasitárias, Comportamento de insetos, Vigilância, controle, resistência e principais desafios, Biossegurança em insetários, Embriogênese, Metabolismo energético, Interação parasito-hospedeiro, Imunidade, Biotecnologia e Vacinas são alguns dos temas a serem abordados ao longo das aulas.

Membros da comissão organizadora do curso, as pesquisadoras do IOC Denise Valle e Rafaela Bruno explicam que, além de agregar pesquisas de diferentes instituições, o curso tem seu foco voltado para modelos de destaque na área de entomologia médica. “O Brasil possui grupos importantes na pesquisa sobre diferentes aspectos da biologia de artrópodes hematófagos. Esse curso reúne cerca de 30 pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacionais, o que isso permite a troca de informações entre alunos e cientistas sobre avanços no conhecimento, a prática e sua aplicação imediata”, destaca Denise Valle. “Baseado nos modelos de cursos e simpósios extremamente bem sucedidos, como o Biology of Disease Vectors e Gordon Conference, o CBAV abre a possibilidade para criação de uma especialização em entomologia médica no Brasil. Através do grande número de inscritos para capacitação, percebemos que temos um número considerável de pessoas interessadas nesta área”, sintetiza Rafaela Bruno.

07/07/11

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos