Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IOC tem três projetos aprovados em edital da CNPq/FAPERJ

Três projetos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foram aprovados no edital de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro/ PRONEM 2010. A inicitiva, realizada em parceria entre Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou o resultado nesta quinta-feira (07/07).

Com recursos de R$ 20 milhões, o edital apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando à consolidação de grupos de pesquisa considerados emergentes em instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Os projetos do IOC aprovados foram:

- Genômica funcional, epidemiologia molecular e genética em micobacterioses: estudo integrado de análises de expressão gênica em larga escala e validação biológica das principais vias de imunopatogênese em infecções por Mycobacterium leprae e M. tuberculosi, coordenado por Milton Ozório Moraes, pesquisador do Laboratório de Hanseníase.

- Avaliação do potencial infeccioso da saliva como via de transmissão e da viabilidade deste espécime clínico para o monitoramento da infecção experimental e natural pelos vírus das hepatites A e E, coordenado pela pesquisadora Vanessa Salete de Paula, do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia.

Estudo da interação parasito-hospedeiro na família Trypanosomatidae, coordenado pela pesquisadora Claudia Masini d'Avila Levy, do Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas  

08/07/11

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos