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Alunos, ex-alunos e docentes do curso de biossegurança do IOC se reúnem

Entre os dias 22 e 24 de agosto, alunos, ex-alunos e docentes se reúnem no Instituto Oswaldo Cruz para o I Encontro do Curso de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica do Instituto Oswaldo Cruz. Realizado pela Comissão Interna de Biossegurança do Instituto (CIBio/IIOC), o evento tem como objetivo mapear as ações dos alunos após o curso e no seu retorno ao laboratório. Palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos e pôsteres fazem parte da programação.

“O Caráter multidisciplinar da Biossegurança”, “Princípios para atendimento a desastres envolvendo armas químicas, biológicas, radiológicas, nucleares e explosivas”, “A Proteção legal da pesquisa como ferramenta para a inovação”, “Surtos, epidemias e pandemias de origem natural, acidental ou deliberada: estamos preparados para lidar com essas situações de crise?” são alguns dos temas em pauta durante o evento.

Gutemberg Brito

Alunos, ex-alunos e docentes se reúnem no IOC para o I Encontro do Curso de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica do. O evento é uma oportunidade de avaliar as experiências que foram implantadas após as capacitações 


Avaliação de experiências

O presidente da CIBio/IOC, Vinícius Cotta de Almeida, apresentou o trabalho realizado pela Comissão por meio do Programa de Capacitação Profissional em Biossegurança. “O objetivo do programa é fomentar a cultura institucional de biossegurança realizando cursos e eventos que promovam debate sobre condutas seguras e ambientes saudáveis”, destacou. “Desde 2006, a Comissão realiza o curso de Biossegurança em Laboratório de Pesquisas Médicas. Em 2010, 513 servidores, alunos e colaboradores participaram do módulo introdutório do curso. Este ano, mais de 1.200 pessoas participaram do formato online”, lembrou.  Para Vinícius Cotta de Almeida, o Encontro é uma oportunidade de avaliar as experiências que foram implantadas após as capacitações. “Este evento é importante para que possamos avaliar as intervenções nos setores de atividade profissional e debater se houve disseminação do conhecimento adquirido. Será possível também identificar se foram estabelecidas redes com foco na busca de soluções compartilhadas e se foram adotadas condutas preventivas, além de avaliar a implantação de novos procedimentos que minimizam os riscos e integram qualidade, biossegurança e ambiente”, ressaltou.

Qualidade, Biossegurança e Ambiente em foco

Em seguida, a vice-diretora de Serviços de Referências e Coleções Biológicas, Elizabeth Rangel, ministrou a palestra A excelência institucional: contribuições da Gestão da Qualidade, Biossegurança e Ambiente. De acordo com a pesquisadora, no âmbito dos Serviços de Referências e das Coleções Biológicas o compromisso foi focado na implantação e implementação da qualidade a partir de atividades de qualificação. “Quando pensamos em implantar o Serviço de Qualidade nos Laboratórios de Referência e implantar nas Coleções Biológicas do IOC foi preciso pensar, primeiramente, na capacitação e na qualificação dos profissionais através de atividades e cursos”, explicou.

“O IOC possui Coleções Biológicas institucionalizadas atendendo aos padrões fundamentais de gestão de qualidade, além de diversos Laboratórios de Referência. Nossa meta é habitar cem por cento dos laboratórios auditados pelo Ministério da Saúde. Em 2008, tivemos laboratórios auditados e habilitados e, em 2010, três laboratórios auditados e habilitados”, ressaltou.

Gutemberg Brito

 Vice-diretora de Serviços de Referências e Coleções Biológicas, Elizabeth Rangel, ministrou a palestra A excelência institucional: contribuições da Gestão da Qualidade, Biossegurança e Ambiente. De acordo com a pesquisadora, a Gestão da Qualidade é um processo contínuo e coletivo

Elizabeth Rangel também falou sobre o Programa de Qualidade do IOC. “Criado em 2010, o Programa de Qualidade do IOC contempla a Qualidade da Gestão, a Qualidade no Ensino, a Qualidade na Gestão de Biossegurança e Gestão Ambiental, além da Qualidade de Gestão de Infra Estrutura. A Gestão da Qualidade é um processo contínuo e coletivo e é uma responsabilidade de todos. O objetivo do Programa é a excelência, a credibilidade e a confiabilidade em todas as atividades do IOC”, finalizou.

Gerenciamento de Crise

O encerramento do primeiro dia do Encontro foi feito por Tatiana Jordão, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), que ministrou a palestra Plano de Gerenciamento de Crise. De acordo com a especialista a falta de planejamento para emergências por parte de empresas é causa de grande preocupação para a sociedade, não só pelas perdas tangíveis associadas a situações de emergência, tais como danos a propriedade e ruína financeira, mas também em razão dos danos psicológicos intangíveis causados às vítimas e seus familiares.

"Em casos de crise, a empresa deve estar pronta para divulgar três mensagens, que está pronta para enfrentar a emergência, que tem controle sobre a situação, e que está empenhada em fazer o necessário para um desfecho satisfatório para a comunidade envolvida", destacou. "A  comunicação é crucial em casos de crises. A reputação de uma organização é um importante patrimônio, e uma crise mal conduzida pode destruir essa reputação. Respeitar o consumidor, que é dificilmente conquistado e facilmente perdido, deve ser o objetivo principal da organização", finalizou. 

22/08/2011

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

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