Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

'ABC na Educação Científica: Mão na Massa’ na SNCT

O encerramento regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu no último domingo (23/10), em Niterói (RJ). Foram realizadas, no Campo de São Bento, 15 atividades com os professores do Programa "ABC na Educação Científica - Mão na Massa". O projeto, desenvolvido em parceria entre as Academias de Ciências brasileira e francesa e coordenado no estado do Rio de Janeiro por Danielle Grynszpan, do Laboratório de Biologia das Interações do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), tem como objetivo implementar a ciência como parte da cultura nacional e melhorar a qualidade da educação científica.

As oficinas foram baseadas no tema ‘Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’, eixo da Semana em 2011. Questões como por que o céu muda de cor, os efeitos da chuva ácida, a representação de terremotos com peças de brinquedo, o desmatamento, perda de solo e deslizamentos de encostas, a valorização da fauna e flora, a biodigestão como estratégia para minimizar o descarte de resíduos orgânicos, foram destaques. Um dos desafios do projeto é conseguir inserir o aprendizado no cotidiano de cada um dos participantes. Para isso, jogos interativos e apresentações de maquetes e vídeos foram utilizados como recursos para demonstrar aspectos ligados aos desastres naturais e possíveis medidas de prevenção.

 Divulgação Laboratório

 

 As oficinas foram baseadas no tema central da SNCT ‘Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’

Para Danielle Grynszpan, coordenadora do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa no estado do Rio de Janeiro, a projeto contribui para a formação de futuros cidadãos. “Creio que contribuímos para que o conhecimento científico fosse propagado na sociedade. Por meio de oficinas gratuitas e abertas ao público, o saber que se desenvolve nos laboratórios foi difundido entre pessoas que provavelmente não tinham informações sobre os assuntos abordados”, completou.

 Divulgação Laboratório

 

Jogos interativos, apresentações de maquetes e vídeos foram usados com o objetivo de demonstrar aspectos ligados aos desastres naturais e possíveis medidas de prevenção 

 

Clique aqui e veja a programação das atividades desenvolvidas.

 

Outras participações do IOC na SNCT

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) esteve presente no evento por meio da realização de exposições e oficinas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu entre os dias 17 e 23 de outubro, buscou mobilizar a população, em especial, crianças e jovens, em torno de temas de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC realizou, em Petrópolis, as exposições ‘Nas Asas dos Insetos’, uma mostra inédita da entomofauna estudada e coletada na Área de Proteção Ambiental (APA) da cidade, e ‘Petrópolis: Biodiversidade e Saúde’, que ressalta a posição privilegiada do município, inserido no corredor da Mata Atlântica, umas das áreas de maior biodiversidade do planeta. O Laboratórios de Malacologia e de Patologia apresentaram a exposição ‘Caramujos x Doenças’, que tratou dos principais moluscos vetores e de males como esquistossomose e angiostrongiloses. O acervo do Museu da Patologia também foi uma das atrações, principalmente as Coleções de Febre Amarela e a Seção de Anatomia Patológica do IOC.

 

Vinicius Ferreira

27/10/2011

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos