Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Doenças negligenciadas e re-emergentes em debate

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realiza o I Simpósio de Doenças Re-emergentes e Negligenciadas para Profissionais e Estudantes de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu dia 18/04, buscou aprimorar o conhecimento desse público sobre o tema. O encontro foi parte da programação da Expo CIEE Rio2012, que acontece entre os dias 17 e 19 de abril.

A coqueluche no Brasil foi o tema abordado por Flávio Rocha, pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC e organizador do evento. Sidra Ezidio Vasconcellos, do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias do IOC, apresentou a palestra sobre hanseníase e tuberculose. Já Sergio Mendonça, pesquisador do Laboratório de Imunoparasitologia do IOC, falou sobre ‘As Leshmanioses no Brasil’. O encontro recebeu também a pesquisadora Marli de Albuquerque Navarro, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz), que ministrou palestra sobre ‘Doenças negligenciadas: Expressão da Pobreza e da desigualdade’.

De acordo com Flávio Rocha, é fundamental que os estudantes fiquem atentos à importância do tema e ao modo correto de combate e controle desses tipos de doenças. “Após uma pesquisa qualitativa realizada com diversos profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro sobre a sua formação acadêmica para doenças negligenciadas e re-mergentes, verificamos que a maioria desses profissionais declararam não ter conhecimento para uma atuação mais eficiente sobre essas enfermidades”, alertou o pesquisador.

O Simpósio foi realizado das 14h às 17h, no Centro de Convenção Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro).


Caroline Carneiro
05/04/2012 - Atualizado em 18/04/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos