Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Curso sobre Hanseníase capacita profissionais de Saúde em Paraty

O I Curso de Atualização em Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase na Costa Verde debate temas sobre a inserção social do paciente


Atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de temas como epidemiologia, tratamento e diagnóstico da doença, além dos cuidados com os pacientes e seu convívio social foi o objetivo do I Curso de Atualização em Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase na Costa Verde.  Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paraty (SMS/Paraty), o Curso aconteceu no dia 25 de maio.

O evento originou-se a partir do II Fórum de Ciência e Saúde da Costa Verde, ocorrido em 2011, em que mais de 200 profissionais de diversos municípios do Rio debateram sobre o gradativo aumento de casos da doença na região. “Após reunião com a SMS de Paraty, decidimos levar o assunto para ser tema de um curso específico para aprimorar o conhecimento dos profissionais da área no atendimento, diagnóstico e tratamento dos pacientes”, informa um dos coordenadores do encontro e pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas, Flávio Rocha.

Na abertura do evento, o especialista alertou sobre as causas, sintomas, tratamentos e prevenção do agravo. “Apesar de ser uma doença contagiosa, a hanseníase tem cura. Não é hereditária e sua evolução depende das características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada, suas manifestações clínicas acontecem, principalmente, por lesões na pele”, explicou o especialista em sua apresentação.

 Alexandre Saisse

 

 José Augusto Nery, pesquisador do Laboratório de Hanseníase do IOC foi um dos palestrantes do Curso

Médico do Ambulatório Souza Araújo e pesquisador do Laboratório de Hanseníase do IOC, José Augusto da Costa Nery, foi um dos palestrantes do Curso. O especialista falou sobre a epidemiologia, o tratamento e diagnóstico da hanseníase, além dos cuidados com os pacientes e seu convívio social.

Participaram do curso médicos, enfermeiros e assistentes sociais de Paraty, Ubatuba-SP e municípios adjacentes.

Caroline Carneiro
25/05/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos