Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Simpósio em Bacterianas e Fúngicas: inscreva-se

Pesquisadores internacionais e nacionais debatem temas relacionados à Microbiologia Médica e Imunologia. Envio de resumos pode ser feito até 15 de julho

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Doenças Bacterianas e Fúngicas, que acontece nos dias 06 e 07 de agosto, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento reunirá pesquisadores internacionais e nacionais de destaque, a fim de debater temas relacionados à microbiologia médica e imunologia. As inscrições com desconto e o envio de resumo de trabalhos podem ser realizados até 15 de julho. Os pôsteres serão avaliados por uma comissão julgadora e os três melhores serão premiados. Para mais informações, acesse o site. (http://www.ioc.fiocruz.br/bacterianasefungicas)

Conferências, mesas-redondas, sessões orais e discussões fazem parte da programação, que conta com a participação de renomados cientistas, como Annemiek Geluk, da Leiden University, da Holanda; Mahravir Singh, do Helmholtz Centre for Infection Research, da Alemanha; e Maurizio Del Poeta, do The Medical University of South Carolina, dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Microbiologia Celular do IOC e uma das organizadoras do evento, Maria Helena Saad, o Simpósio é uma oportunidade de interação entre estudantes e pesquisadores, a fim de incentivar novas colaborações e possibilitar o fortalecimento das já existentes. “Estimular os alunos a participar deste evento com apresentação de seus trabalhos, dando visibilidade aos estudos realizados na área, tais como de biomarcadores , é uma oportunidade única de debate sobre como a pesquisa pode auxiliar no diagnóstico e na prevenção de doenças, em especial, para as principais micobacterioses humanas, como tuberculose e hanseníase”, destacou. Avanços nas relações patógeno-hospedeiro, resistência microbiana e terapia antimicrobiana são outros destaques do evento.

Participantes do comitê organizador, as pesquisadoras do IOC, Viviane Zahner, do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, e Lucimar Kneipp, do Laboratório Taxonomia Bioquímica e Bioprospecção de Fungos, ressaltam a importância do estudo em conjunto de bactérias e fungos. “Em alguns casos, há dúvida se o agente patogênico é fungo ou uma bactéria, por isso, a investigação sobre o hospedeiro é fundamental”, destacou Viviane Zahner. “Conhecer os mecanismos de patogenecidade e estabelecer novas terapias para o controle das infecções bacterianas e fúngicas contribuem para os avanços nas pesquisas da área”, completou Lucimar Kneipp. 

 

Caroline Carneiro
06/07/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos