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IOC participa do V Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde

Estudantes, professores, técnicos universitários e membros de organizações populares  participaram do evento que aconteceu entre os dias 01 e 03 de agosto na UERJ

Com o intuito de possibilitar a troca de experiências, discussão e o debate sobre as possibilidades e dificuldades da extensão na perspectiva da educação popular, o V Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, reuniu estudantes, professores, técnicos universitários, além de membros de organizações populares, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre os dias 01 e 03 de agosto. 

Com mais de 900 inscritos, o encontro visou a qualificação e o entendimento sobre as contribuições da Extensão Popular para a Educação Popular em Saúde, além de sua interface com as práticas populares de saúde. Mini-cursos, mesas redondas, rodas de conversa e apresentação de trabalhos sobre o tema fizeram parte da programação. A palestra de abertura foi ministrada pelo Professor da Universidade de Coimbra-Portugal, João Arriscado Nunes, que ressaltou a importância da interação entre academia e sociedade.

A diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Tania Araújo-Jorge, reforçou a relevância da institucionalização de parcerias e do apoio das universidades e centros de pesquisa às iniciativas da educação popular.  Além disso, Tania destacou o papel da educação popular nas expedições da Fiocruz para o Plano Brasil sem Miséria. 

Divulgação

A diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, reforçou a importância da institucionalização deparcerias e do apoio das universidades e centros de pesquisa às iniciativas da educação popular

Por meio de iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do IOC, alunos do Instituto atuam no desenvolvimento de atividades em educação e comunicação em saúde com diversos setores populares. As atividades acontecem a partir da atuação de quatro coletivos de educadores populares, com a interação eficaz e efetiva de várias organizações populares e instituições acadêmicas e universitárias.

A Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), criada em 2005, possui como base de sustentação uma lista virtual de comunicações, atualmente composta por 509 membros associados, na qual as extensionistas mantêm discussões metodológicas, informações sobre eventos, compartilhamentos sobre oportunidades de formação e discutem dúvidas pertinentes à prática da extensão popular.

Atualmente têm participado da ANEPOP coletivos do Rio Grande- RS, Porto Alegre- RS, Florianópolis-SC, Campinas-SP, São Carlos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Dourados-MS, Campo Grande-MS, Cuiabá-MS, Brasília-DF, Belém-PA, São Luís-MA, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Natal-RN, João Pessoa-PB, Recife-PE, Aracaju-SE, Salvador-BA.

Sistematização da Educação Popular

O método de educação popular, voltado tanto para a escolarização como para a formação da consciência, foi sistematizada por Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais importantes na história da pedagogia mundial. Freire recebeu o título de doutor ‘Honoris Causa’ de vinte e sete universidades. Por seus trabalhos na área educacional, recebeu, os prêmios Rei Balduíno para o Desenvolvimento, em 1980, Unesco da Educação para a Paz, em 1986, e Andes Bello da Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continente, em 1982.

Para mais informações, acesse o site:  http://www.extensaopopular.blogspot.com

31/07/2012 - atualizado em 07/08/2012
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