Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Nova base operacional em Ilha Grande

Trabalhos de campo na localidade são beneficiados por parceria firmada entre o IOC e o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UERJ

Assinado em outubro de 2010, o convênio entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CEADS/UERJ), que mantém um campus avançado em Ilha Grande/RJ, teve novos desdobramentos nos dias 24 e 25 de agosto. Uma equipe de pesquisadores do IOC recebeu, oficialmente, a casa no distrito de Vila Dois Rios, que servirá de base operacional para as equipes de pesquisa do Instituto que desenvolvem trabalho de campo na Ilha. Cinco laboratórios do IOC já vêm trabalhando formalmente na região, conduzindo estudos sobre vetores de Leishmanioses, mamíferos reservatórios silvestres de tripanossomatídeos, hantaviroses e moluscos vetores.

 Divulgação

 

 Após reforma, casa em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, será a base operacional de pesquisadores do IOC que realizam trabalhos de pesquisa na região

A visita serviu para conhecer todas as instalações do campus da UERJ Dois Rios, avaliar as necessidades para o início da ocupação da base operacional do IOC, planejar a Oficina de Projetos IOC/Fiocruz, que será realizada ainda este ano na Ilha, e redigir a minuta do Termo de Referência para as ações institucionais no campus. Participaram da missão a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, que também representou o Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde e representantes de outros Programas de Pós-graduação do Instituto: Leila Mendonça-Lima, vice-coordenadora da Pós em Biologia Celular e Molecular; Paulo Sergio D’Andrea, que representou a Pós em Biodiversidade e Saúde; e Marcio Neves Bóia, representante da Pós-graduação em Medicina Tropical, além do chefe do Serviço de Apoio Predial do IOC, Marcos Azevedo.

De acordo com a diretora, a iniciativa prevê o desenvolvimento de um projeto global do IOC, envolvendo pesquisadores e laboratórios interessados em contribuir com as ações de pesquisa na região e articular uma rede de parceiros da Fiocruz e de outras instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação  e do Sistema Educacional, nas três esferas de governo. “As questões temáticas colocadas para o desenvolvimento sustentável da Ilha Grande compõem a fronteira do conhecimento na contemporaneidade”, acrescentou.

O convênio prevê condução diária e gratuita entre o campus da UERJ Maracanã e Mangaratiba, além do transporte na Ilha. Existe a possibilidade do uso dos alojamentos, do refeitório, dos laboratórios e demais facilidades do campus UERJ Dois Rios. “A equipe que participou desta comitiva ficou impressionada com as potencialidades presentes na área, como os estudos em diversos campos da biodiversidade, saúde, educação e desenvolvimento socioambiental”, relatou Tania. 

Para acessar o site do CEADS, clique aqui.


Manoela Andrade
30/08/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos