Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ciência contemplada

Projeto do IOC, submetido pelo Programa de pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas em edital da CAPES, garante novo equipamento para a Plataforma de Bioinformática

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve o subprojeto ‘Cluster de Computação de Alta Performance para Modelagem de Biomacromoléculas e demais Aplicações em Biologia Computacional’ aprovado no programa Pró-Equipamentos Institucional 2012, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O subprojeto do IOC, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Computacional e Sistemas, compõe o projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Floriano Paes Silva e aprovado pelo edital, cujo resultado foi divulgado no último dia 3 de setembro.

O equipamento, uma nova plataforma de processamento de dados científicos na forma de um cluster de Computação de Alto Desempenho (HPC), utilizado na realização de pesquisas e aplicação de métodos computacionais atuais, será alocado na Plataforma de Bioinformática do IOC e ficará à disposição para uso da comunidade científica.

A aprovação do subprojeto, fruto do apoio de uma rede de pesquisadores de diferentes Programas de Pós-graduação da Fiocruz, proporcionará maior e melhor capacidade de processamento, elevando a Instituição a um novo patamar em termos de computação científica. O equipamento marca o início de uma nova era na computação científica na Fiocruz.

O objetivo do programa Pró-Equipamentos é apoiar projetos que visem atender a necessidade de equipamentos de uso compartilhado destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas instituições públicas de ensino superior.

O subprojeto encaminhado pela BCS teve apoio dos demais programas do IOC (BS, EBS, MT, BP e BCM), além do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR.

Experiência no uso compartilhado

O Instituto Oswaldo Cruz reúne no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), as plataformas de Microscopia Eletrônica, Sequenciamento de DNA, Proteômica (Espectrometria de Massa, Eletroforese 2D e Fracionamento), Microarranjos de DNA, Luminex, Bioinformática, Síntese de Peptídeos, Microscopia Confocal, Citometria de Fluxo e de PCR em Tempo Real.

Para conferir a lista completa dos aprovados no edital, clique aqui.


06/09/2012

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos