Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Fomento ao avanço da vacina contra a esquistossomose

Edital da Faperj contempla nova etapa do processo de desenvolvimento do imunizante inédito no mundo

Voltado a apoiar a realização de testes de segurança e/ou eficácia de procedimentos e tratamentos previamente estabelecidos em ensaios pré-clínicos, o edital ‘Apoio à realização de ensaios clínicos em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2012’ aprovou o projeto ‘Estudo clínico da fase 1B para avaliar a segurança do preparo vacinal Sm14 contra a esquistossomose’, desenvolvida pelo Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), liderada pela pesquisadora Miriam Tendler. 

O programa, que aprovou, ao todo, oito projetos, financiará testes de segurança para tratamentos, cujos resultados em ensaios pré-clínicos, in vitro ou com animais, comprovem que podem ser realizados com segurança em humanos e que demonstrem seu caráter inovador em relação aos atualmente existentes na prática clínica, e levem a impacto ou beneficio na qualidade de vida e na saúde da população.

Histórico

A primeira vacina para esquistossomose foi aprovada nos testes clínicos de fase 1, mostrando ser segura e capaz de induzir imunidade à doença, que afeta 200 milhões de pessoas no mundo. O anúncio foi feito no dia 12 de junho, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ). Baseada no antígeno Sm14, desenvolvido e patenteado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina coloca o nome do Brasil na fronteira da ciência mundial, como a primeira vacina para helmintos (vermes). Com um ganho extra: como tem potencial multivalente, a vacina já mostrou ser eficaz para a fasciolose (verminose que afeta o gado) e poderá, potencialmente, ser usada como base para o desenvolvimento de imunizantes para outras doenças humanas causadas por helmintos.

Clique aqui e saiba mais sobre a vacina.


17/09/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos