Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

XI Congresso Internacional de Malacologia

Sediado pela primeira vez no Brasil, evento inaugura o prêmio ‘Dr. Wladimir Lobato Paraense’

Na última terça-feira (25/09), pesquisadores de mais de dez países se reuniram no Rio de Janeiro para o XI Congresso Internacional de Malacologia Médica e Aplicada. A temática desta edição - ‘Superando fronteiras: abordagens integradoras para malacologia’ - dá o tom dos encontros que serão realizados até o dia 29. Epidemiologia, cultivo, uso de moluscos para produção de fármacos e de biomarcadores serão alguns dos variados temas abordados em palestras, simpósios, workshops e mesas de debate. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento – ocasião em que será inaugurado o prêmio ‘Dr. Wladimir Lobato Paraense’ para a melhor apresentação de estudante. Um reconhecimento aos futuros pesquisadores da área e, também, uma homenagem a um dos maiores especialistas de moluscos do mundo, falecido em fevereiro de 2012, após mais de meio século de dedicação ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O congresso é organizado pela Sociedade Internacional de Malacologia Médica e Aplicada (ISMAM) e pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMA).

De acordo com a presidente do evento e chefe do Laboratório de Malacologia do IOC, Silvana Thiengo, são esperadas 200 pessoas. “Esta é uma grande oportunidade para especialistas reconhecidos internacionalmente debaterem e trocarem informações a respeito de diversas áreas do conhecimento da ciência malacológica. Os temas são transversais e dizem respeito à saúde, economia e educação”, ressaltou.

Silvana destaca a palestra sobre meningite eosinofílica, que será ministrada pelo pesquisador norte-americano Robert Cowie, da Universidade do Havaí, às 15h da quinta-feira (27/09). “É uma zoonose endêmica no sudoeste asiático e emergente no continente americano, com oito casos registrados no Brasil até agora”, explica. Conhecida também como angiostrongilíase, a doença é causada por helmintos transmitidos ao homem por caramujos e lesmas terrestres. Os parasitas se instalam no sistema nervoso central, provocando aumento de eosinófilos no líquido céfalo-raquidiano. Cowie aproveita a vinda ao Rio de Janeiro e participa do Centro de Estudos do IOC no dia 28, com palestra sobre o mesmo tema.

Destaques do XI Congresso Internacional de Malacologia Médica e Aplicada

25 de setembro
16h50 - Palestra ‘Tendências em Pesquisa Malacológicas’ por Robert Cowie (Universidade do Havaí/EUA)

26 de setembro
14h – Sessão plenária ‘Malacologia Médica’, por Alejandra Rumi (Universidad Nacional de La Plata/Argentina)

27 de setembro 
9h – Sessão plenária ‘Moluscos invasores’, por David Robinson Gwyn (Academy of Natural Sciences / EUA)

28 de setembro
9h – Sessão plenária ‘Museus e Coleções Malacológicas’, por José H. Leal (Museu Bailey-Matthews Shell / EUA)

Centro de Estudos do IOC – Sessão Extraordinária
10h – ‘The biology of Angiostrongylus cantonensis (the rat lungworm), pathways of human infection, and the spread of angiostrongyliasis in Hawaii and Asia’, por Robert Cowie no Auditório Emmanuel Dias (Pavilhão Arthur Neiva), campus da Fiocruz/Manguinhos. 

 

Isadora Marinho
20/09/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos